Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7147
Authors: | Santana, Chagna Antônia Pires |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Vasni de |
Title: | Educação de jovens e adultos: um estudo sobre o abandono escolar na escola estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, Porto Nacional, TO (2019 a 2022) |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos; Abandono Escolar; Evasão Escolar; Cultura Escolar; Youth And Adult Education; School Abandonment; School Dropout; School Culture |
Issue Date: | 22-Aug-2024 |
Citation: | SANTANA, Chagna Antônia Pires. Educação de jovens e adultos: um estudo sobre o abandono escolar na escola estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, Porto Nacional, TO (2019 a 2022).2024. 137f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado Profissional das Populações Amazônicas, PPGHispam, da Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Porto Nacional. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender as causas do abandono escolar na modalidade EJA, 3º Segmento, da Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, no período de 2019 a 2022. Entre os principais motivos que levam os jovens a abandonarem a escola, a necessidade de trabalhar se destaca como o fator determinante. A pesquisa combina abordagens quantitativas e qualitativas ao analisarmos os documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico e o Sistema de Gerenciamento Escolar. O estudo se apoia em autores que discutem a temática, entre eles: Paulo Freire, Miguel Gonzáles Arroyo, Maria Clara Di Pierro, Sergio Haddad, Claudia Regina de Paula e Marcia Cristina de Oliveira. A coleta de dados para se verificar o abandono escolar na referida escola foi realizada por meio de questionário composto por questões estruturadas, de múltipla escolha e questões abertas, aplicado por meio da ferramenta Google Forms. Esse questionário foi enviado aos professores, equipe diretiva e alunos que matricularam e abandonaram a instituição, no recorte temporal da pesquisa, com vistas a levantar o perfil desses alunos, com o objetivo de identificar os motivos que concorreram para o abandono escolar. A pesquisa evidencia que o abandono tem sido um desafio significativo enfrentado pela escola em estudo. Para analisar os dados coletados, partimos das considerações de autores que discutem o tema da cultura escolar, entre eles: Dominique Julia e João Barroso. Outras situações são apresentadas na análise dos dados retirados das respostas dos questionários. Como produto final da pesquisa propomos um projeto colaborativo envolvendo a equipe diretiva, professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (3º segmento noturno), com objetivo de desenvolver ações institucionais direcionadas à redução da evasão escolar e do abandono, e consequentemente elevar o nível de permanência dos alunos na escola. |
Abstract: | This dissertation was developed in the Professional Master's course on Amazon Populations, PPGHispam, at the Federal University of Tocantins, on the Porto Nacional Campus. The general objective of the research was to analyze and understand the causes of school dropout in the EJA modality, 3rd Segment, at Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, in the period from 2019 to 2022. Among the main reasons that lead young people to drop out of school, The need to work stands out as the determining factor. The research combines quantitative and qualitative approaches when analyzing school documents, such as the Pedagogical Political Project and the School Management System. The study is based on authors who discuss the topic, including: Paulo Freire, Miguel Gonzáles Arroyo, Maria Clara Di Pierro, Sergio Haddad, Claudia Regina de Paula and Marcia Cristina de Oliveira. Data collection to verify school dropout rates at that school was carried out using a questionnaire composed of structured, multiple-choice and open-ended questions, applied using the Google Forms tool. This questionnaire was sent to teachers, management team and students who enrolled and left the institution, during the research period, with a view to raising the profile of these students, with the aim of identifying the reasons that contributed to school abandonment. The research shows that dropout has been a significant challenge faced by the school under study. To analyze the data collected, we started from the considerations of authors who discuss the topic of school culture, including: Dominique Julia and João Barroso. Other situations are presented in the analysis of data taken from questionnaire responses. As a final product of the research, we propose a collaborative project involving the management team, teachers and students of Youth and Adult Education (3rd night segment), with the aim of developing institutional actions aimed at reducing school dropout and dropout rates, and consequently raising the level students' stay at school. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7147 |
Appears in Collections: | Mestrado em História das Populações Amazônicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Chagna Antônia Pires Santana - Dissertação.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.