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dc.contributor.advisorAmaral, Roberto Antônio Penedo do-
dc.contributor.authorSantos, Adriane Caldas dos-
dc.date.accessioned2024-11-14T10:25:15Z-
dc.date.available2024-11-14T10:25:15Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriane Caldas dos. O pensamento dos povos ameríndios e o ensino de filosofia para crianças.2024.199f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7133-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the vision that children have regarding forest peoples, their culture and the knowledge they produce as content for the Philosophy course for Elementary School. The didactic sequence was the instrument used to capture the students' impressions regarding Amerindian thought as content, since the intention of the research is to make the culture of these peoples known, mediated by the works of Amerindian authors. In this way, students could have contact with knowledge about the knowledge of forest peoples and their characteristics, such as orality, respect for elders, knowledge coming from the words of spirits and the intrinsic relationship between humans, non-humans and nature. Traditional peoples have a wealth of knowledge, which we still do not have access to due to their orality. To access it, we must "translate" it into writing. For Western culture, books have the same degree of importance as words for oral societies. Without these instruments of cultural recording, the preservation of knowledge would not be possible. In this sense, studying Amerindian authors means making learning known through orality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsLivrept_BR
dc.subjectPovos ameríndios. Filosofia. Ensino Fundamental. Oralidade. Saberes tradicionais.Amerindian peoples. Philosophy. Elementary Education. Oral Tradition. Traditional Knowledgept_BR
dc.titleO pensamento dos povos ameríndios e o ensino de filosofia para criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo compreender a visão que as crianças apresentam em relação aos povos da floresta, da sua cultura e dos conhecimentos por eles produzidos como conteúdo da disciplina de Filosofia para o Ensino Fundamental. A sequência didática foi o instrumento utilizado para captar as impressões dos estudantes a respeito do pensamento ameríndio enquanto conteúdo, pois a intenção da pesquisa é de tornar conhecida a cultura desses povos, mediado pelas obras de autores e autoras ameríndios. Dessa forma os estudantes poderiam ter contato com os conhecimentos sobre os saberes dos povos da floresta e suas características, como a oralidade, o respeito pelos mais velhos, o conhecimento vindo das palavras dos espíritos e pela relação intríseca entre humano, não humano e a natureza. Os povos tradicionais têm uma riqueza de conhecimento, com a qual ainda não temos acesso devido à sua oralidade. Para acessá-lo devemos “traduzi-lo” para a escrita. O livro para a cultura ocidental tem o mesmo grau de importância quanto as palavras para as sociedades orais. Sem esses instrumentos de registro cultural, não seria possível a preservação dos saberes. Nesse sentido, estudar os autores ameríndios é tornar conhecido o aprendizado por meio da oralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

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