Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Carolina Machado Rocha Busch-
dc.contributor.authorCosta, Helder Gomes-
dc.date.accessioned2024-10-18T09:54:54Z-
dc.date.available2024-10-18T09:54:54Z-
dc.date.issued2022-06-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Helder Gomes. Os eventos e os lugares na construção do raciocínio geográfico.2022. 94f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7040-
dc.description.abstractWe live in a world that is in constant transformation, for this reason, it is necessary to look for ways to understand it in the geographic scope. That is, in this scenario, Geography makes it possible to understand these transformations that occurred daily that impact the places where we live. The present work presents some theoretical reflections on events and places in the construction of geographic reasoning at school. To this end, we used Milton Santos (1996) as the main theoretical source. Based on this author's theory, we seek to establish relationships between place, world, and geographic events in the construction of geographic reasoning. The main objective of this work is to reflect on geographic education based on the construction of geographic reasoning from geographic situations that reveal events and places. This investigation begins with theoretical reflections on the concepts of geographic space, place, event, and geographic situation; later we carry out a theoretical reflection in search of a definition for the concept of geographic reasoning, for that we search in the epistemology of geographic knowledge the theoretical matrices of understanding of the geographic principles that are essential for the construction of this reasoning that is particularly geographic. Finally, we present two didactic proposals to be worked on in Geography classes. These proposals have the potential to teach Geography through the theoretical concepts of Milton Santos, aiming at the construction of geographic reasoning in the school scopept_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectSituação Geográfica. Mundo. Espaço Geográfico. Geografia. Escola.Geographical Situation. World. Geographic space. Geography. Schoolpt_BR
dc.titleOs eventos e os lugares na construção do raciocínio geográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoVivemos em um mundo que está em constante transformação, por essa razão, se faz necessário buscar formas para compreendê-lo no âmbito geográfico. Ou seja, nesse cenário a Geografia possibilita a compreensão dessas transformações ocorridas cotidianamente que impactam os lugares em que vivemos. O presente trabalho apresenta algumas reflexões teóricas sobre os eventos e os lugares na construção do raciocínio geográfico na escola. Para isso, utilizamos como principal fonte teórica Milton Santos (1996). A partir da teoria deste autor buscamos estabelecer relações entre lugar, mundo e eventos geográficos na construção do raciocínio geográfico. O trabalho tem como principal objetivo refletir sobre educação geográfica com base na construção do raciocínio geográfico a partir das situações geográficas que revelam os eventos e lugares. Esta investigação inicia-se com reflexões teóricas sobre os conceitos de espaço geográfico, lugar, evento e situação geográfica; posteriormente realizamos uma reflexão teórica em busca de uma definição para o conceito de raciocínio geográfico, para isso buscamos na epistemologia do conhecimento geográfico as matrizes teóricas de entendimento dos princípios geográficos que são essenciais para a construção desse raciocínio que é particularmente geográfico. Por fim, apresentamos duas propostas didáticas para serem trabalhadas nas aulas de Geografia. Essas propostas possuem a potencialidade de ensinar Geografia por meio dos conceitos teóricos de Milton Santos objetivando a construção do raciocínio geográfico no âmbito escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGpt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helder Gomes Costa - Dissertação.pdf993.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.