Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7034
Authors: Lima, Sara Pinto Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Claro, Lisiane Costa
Title: A formação docente de alfabetizadoras do campo: cartas pedagógicas no contexto de Palmas-TO
Keywords: Educação do Campo; formação continuada; formação de professores; Cartas Pedagógicas; Rural Education; continuing training; teacher training; Pedagogical Letters
Issue Date: 10-Aug-2024
Citation: LIMA, Sara Pinto Cardoso. A formação docente de alfabetizadoras do campo: cartas pedagógicas no contexto de Palmas-TO. 2024. 180f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem foco na formação continuada de professores alfabetizadores que atuam no contexto do campo do município de Palmas-TO. Ela busca compreender quais são as demandas e as possíveis estratégias para uma formação continuada no horizonte da Educação do Campo, por meio das experiências de professoras alfabetizadoras que atuam na Escola de Tempo Integral Aprígio Tomaz de Matos, localizada na área rural do município de Palmas-TO. Nesse sentido, o estudo responde a seguinte questão: Quais os desafios e as potencialidades no que se refere à formação continuada de professoras e suas práticas de ensino na área rural de Palmas- TO? Para isso, foi proposto às participantes da pesquisa a escrita de Cartas Pedagógicas e a troca dessas correspondências entre si. Por meio das Cartas Pedagógicas, seis professoras alfabetizadoras compartilharam suas trajetórias e experiências docentes em um movimento dialógico que constitui um importante processo de formação continuada dentro do movimento de produção de informações. Dessa forma, a proposta de diálogo aqui estabelecida, assume caráter emancipatório ao se configurar um rico movimento formativo, não só para as participantes da pesquisa, mas também para a pesquisadora que esteve imersa no processo. Assim, a partir da análise cuidadosa dessas correspondências, foi possível compreender que os programas de formação continuada, oferecidos pela Rede Municipal de Educação de Palmas, se distanciam da perspectiva da Educação do Campo. Nesse cenário, a pesquisa aponta a necessidade da instituição de políticas públicas que estimulem programas de formação continuada no horizonte da Educação do Campo e indica possibilidades formativas que abarquem as necessidades do contexto pesquisado.
Abstract: This research focuses on the continued training of literacy teachers who work in the rural context of the municipality of Palmas-TO. It seeks to understand what the demands and possible strategies are for continued training in the Rural Education horizon, through the experiences of literacy teachers who work at the Escola de Tempo Integral Aprígio Tomaz de Matos, located in the rural area of the municipality of Palmas- TO. In this sense, the study answers the following question: What are the challenges and potentials regarding the continued training of teachers and their teaching practices in the rural area of Palmas-TO? To this end, research participants were asked to write Pedagogical Letters and exchange these correspondences with each other. Through Pedagogical Letters, six literacy teachers shared their teaching trajectories and experiences in a dialogical movement that constitutes an important process of continued training within the information production movement. In this way, the dialogue proposal established here assumes an emancipatory character by configuring a rich formative movement, not only for the research participants, but also for the researcher who was immersed in the process. Thus, from the careful analysis of these correspondences, it was possible to understand that the continuing education programs, offered by the Municipal Education Network of Palmas, distance themselves from the perspective of Rural Education. In this scenario, the research points to the need for the institution of public policies that encourage continuing training programs within the scope of Rural Education and indicates training possibilities that cover the needs of the researched context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7034
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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