Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7006
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dc.contributor.advisorPinho, Maria José de-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Débora Cristiana Alves Soares de-
dc.date.accessioned2024-09-27T09:46:35Z-
dc.date.available2024-09-27T09:46:35Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Débora Cristiana Alves Soares de. O olhar do pensamento complexo na infância: o fio de voz das professoras de crianças de zero a três anos a respeito da criatividade em tempos de pandemia da Covid-19. 2024. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7006-
dc.description.abstractThis research, entitled “The look of Complex Thinking in childhood: the voice thread of teachers of children aged zero to three years old about creativity in times of the COVID-19 pandemic”, aims, in general, to analyze how teachers of children from zero to three years of age have noticed signs of creativity in their pedagogical practices, in the face of the Covid-19 pandemic scenario; specifically, it aims to know the perceptions of teachers regarding the concept of creativity, identify evidence of creativity in the pedagogical practices developed and demonstrate evidence that teachers build creative situations in times of pandemic. Thus, the following question arises: how have teachers of children from zero to three years old noticed signs of creativity in their pedagogical practices? For possible answers, the methodology used has a quantitative and qualitative approach, being a case study at the Municipal Center for Early Childhood Education Colar da Alegria, in the city of Dianópolis/TO, whose research subjects are the teachers, management team and children's mothers regularly enrolled in the 2021 school year. With theoretical foundations from Edgar Morin (2015) and Saturnino de La Torre (2005), among others, the Instrument for Valuing the Creative Development of Educational Institutions (VADECRIE) was applied, as well as an interview, in addition to direct observation techniques and document analysis. Once the analyzes were carried out, it was identified that the teachers' perceptions are close to the concept of creativity highlighted by Torre (2012b) and, through the answers to the questionnaire and the interviews, it was verified that there are signs of creativity in their pedagogical practices, Therefore, there are creative pedagogical practices at the Centro Municipal de Educação Infantil Colar da Alegria, highlighting the relevance of an education that values the child as a subject-protagonist of the learning process and, thus, stimulating their physical, affective, social and cognitive developmentpt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPensamento Complexo. Criatividade como Valor. Infância. Prática Pedagógica. Covid-19.Complex Thinking. Creativity as Value. Infancy. Child education. Pedagogical Practicept_BR
dc.titleO olhar do pensamento complexo na infância: o fio de voz das professoras de crianças de zero a três anos a respeito da criatividade em tempos de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada “O olhar do Pensamento Complexo na infância: o fio de voz das professoras de crianças de zero a três anos de idade a respeito da criatividade em tempos de pandemia da COVID-19”, objetiva, de forma geral, analisar como as professoras de crianças de zero a três anos de idade têm percebido indícios de criatividade em suas práticas pedagógicas, diante do cenário pandêmico da Covid-19; especificamente, visa conhecer as percepções das professoras a respeito do conceito de criatividade, identificar indícios de criatividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas e demonstrar evidências de que as professoras constroem situações criativas em tempos de pandemia. Assim, indaga-se: como as professoras de crianças de zero a três anos de idade têm percebido indícios de criatividade em suas práticas pedagógicas? Para possíveis respostas, a metodologia utilizada tem uma abordagem qualitativa-quantitativa, sendo um estudo de caso no Centro Municipal de Educação Infantil Colar da Alegria, na cidade de Dianópolis/TO, cujos sujeitos da pesquisa são as professoras, equipe diretiva e mães das crianças regularmente matriculadas no ano letivo de 2021. Com fundamentos teóricos de Edgar Morin (2015) e Saturnino de La Torre (2005), entre outros, aplicou-se o Instrumento para Valorizar o Desenvolvimento Criativo de Instituições Educacionais (VADECRIE), bem como entrevista, além de técnicas de observação direta e análise de documentos. Uma vez realizadas as análises, identificou-se que as percepções das professoras se aproximam do conceito de criatividade destacado por Torre (2012b) e, por meio das respostas do questionário e das entrevistas, verificou-se que há indícios de criatividade em suas práticas pedagógicas. Portanto, existem práticas pedagógicas criativas no Centro Municipal de Educação Infantil Colar da Alegria, destacando a relevância de uma educação que valoriza a criança como sujeito-protagonista do processo de aprendizagem e, assim, estimulando o seu desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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