Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6965
Authors: Viana, Andréa Carla Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Demarchi, André Luís Campanha
Title: Comunicação popular e turismo comunitário: conexões com a subjetividade social da Associação Água Doce, em Palmas
Keywords: Tocantins. Comunicação Popular. TBC. Contranarrativas. Subjetividade Social. Comunicación Popular. TC. Contranarrativas. Subjetividad Social
Issue Date: 30-Apr-2024
Citation: VIANA, Andréa Carla Lopes. Comunicação popular e turismo comunitário: conexões com a subjetividade social da Associação Água Doce, em Palmas.2024. 80f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como foco central a Comunicação Popular e foi desenvolvido a partir de uma abordagem interdisciplinar, estrategicamente definida para compreender a complexidade dos processos subjetivos que atravessam o grupo social Associação Água Doce (AAD), no momento de implantação do Turismo de Base Comunitária em um território permeado por vulnerabilidades, lutas e relações de poder. Subsidiados pelo arcabouço da Teoria da Subjetividade (TS), da Epistemologia Qualitativa (EQ) e da Metodologia Construtivo- Interpretativa (MCI), realizamos construções de informação através de um diálogo profundo com a AAD e seus membros, e pudemos compreender as complexas interações entre a subjetividade individual e social, além da importância da comunidade, não apenas como um espaço geográfico delimitado, mas como uma rede de identidades, de ações conjuntas e de pertencimento. Por meio da comunicação dialógica, presente nos instrumentos da pesquisa, dinâmicas conversacionais, oficina de Etnomapeamento e oficina de Elaboração de Roteiros Turísticos, foi possível perceber a emergência da AAD como sujeito social, no momento em que demonstra sua capacidade de confrontar as propostas que considera predatórias ao seu território e cria novas possibilidades, propondo a implantação do TBC em seu território. Ficou evidente, ao longo do estudo, que a Comunicação Popular não se restringe ao âmbito midiático, mas abarca uma rede complexa de produção e de vinculação social. A pesquisa evidenciou também que a Comunicação Popular é catalisadora do engajamento comunitário. Esse engajamento reflete não apenas os valores da associação, mas também a importância de repensar o conceito de "atrativo turístico" em contextos de implantação do TBC, que priorizam a harmonia entre humanidade e natureza e a integração comunitária. Acreditamos que este trabalho contribui não apenas para a compreensão da subjetividade individual e social dos participantes da AAD, como também sugere um debate mais amplo sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável em contextos de comunidades tradicionais.
Abstract: El enfoque central de este estúdio fue la Comunicación Popular y se desarrolló a partir de uma bordaje interdisciplinario, estratégicamente definido para comprender la complejidad de los procesos subjetivos que atraviesan al grupo social Associação Água Doce (AAD), em el momento de implementar el Turismo Comunitario (TC) em um territorio permeado por vulnerabilidades, luchas y relaciones de poder. Apoyados em el marco de la Teoría de la Subjetividad (TS), Epistemología Cualitativa (EQ) y Metodología Constructivo-Interpretativa (MCI), construímos información a través de un diálogo em profundidad com la AAD y sus miembros, y pudimos comprender las complejas interacciones entre la subjetividad individual y social, así como la importancia de la comunidad, no sólo como um espacio geográfico delimitado, sino como una red de identidades, acciones conjuntas y pertenencias. A través de la comunicación dialógica, presente em los instrumentos de investigación de la dinámica conversacional, el seminario de Etnomapeo y el seminario de Desarrollo de Rutas Turísticas, fue posible percibir la emergencia de la AAD como sujeto social, em el momento en que demuestra su capacidad de enfrentar las propuestas que considera depredadoras de su territorio y crea nuevas posibilidades al proponer la implantación de lo TC em su territorio. A lo largo del estúdio quedó claro que la Comunicación Popular no se limita a la esfera mediática, sino que abarca una compleja red de producción y vínculos sociales. La investigación también demostró que la comunicación popular es un catalizador del compromiso de la comunidad. Este compromisso refleja no solo los valores de la asociación, sino también la importancia de repensar el concepto de "atracción turística" em los contextos de aplicación de lo TC, que dan prioridad a la armonía entre la humanidad y la naturaleza y a la integración de la comunidad. Creemos que este trabajo contribuye no sólo a compreender la subjetividad individual y social de los participantes em la AAD, sino que también sugere un debate más amplio sobre los retos y oportunidades del desarrollo sostenible en contextos comunitarios tradicionales.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6965
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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