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Authors: Moreira , Keila Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Leidiene Ferreira
Title: Violência infantojuvenil: reflexos da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes na perspectiva da escola
Keywords: Saúde mental infantojuvenil; Violência infantojuvenil; Educação; Saúde; Child and adolescent mental health; Child and adolescent violence; Education; Health
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: MOREIRA, Keila Barros. Violência infantojuvenil: reflexos da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes na perspectiva da escola. 2023. 86f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, em que a amostra foi composta por 260 professores de 11 escolas de tempo integral da zona urbana, da rede municipal de ensino de Palmas -Tocantins. Para a etapa qualitativa foi realizada pesquisa etnográfica, através de grupo focal, com um encontro intersubjetivo onde os interlocutores estão em posições simétricas, e se subtrai do pesquisador sua tradicional posição hierárquica, as análises foram a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Para a etapa quantitativa, foi realizada pesquisa analítica transversal, através da aplicação de questionário. Como resultados da etapa qualitativa, houve a distinção da categoria Reflexos da pandemia no universo escolar, a partir da qual foi possível evidenciar por parte dos alunos, um sentimento de estranheza com o ambiente escolar no retorno das atividades; o medo da morte/vivência do luto; afetação na saúde mental; o uso excessivo de telas e a violência que passou a fazer parte do cotidiano da escola. Já na etapa quantitativa, destaca-se o aumento expressivo da violência no retorno pós pandemia para o ambiente escolar. Insta frisar que as professoras da amostragem, tinham mais de cinco anos de experiência na docência, pré-requisito que possibilitou avaliar o contexto escolar anterior e posterior a pandemia. Os achados sinalizam uma urgência em realizar mais pesquisas para entender melhor os impactos da pandemia não só nos discentes, mas também nos professores e equipe escolar, para a elaboração de ações sistemáticas que possibilitem o enfrentamento e superação desses impactos. NÃO podemos ignorar ou fechar os olhos, menos ainda individualizar questões complexas como a violência e saúde mental, levando em consideração questões de gênero, raça, econômicas entre outras que diferenciam afetações e exigem ações equânimes. Para isso, torna-se extremamente necessário uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, assistente social e outros profissionais que se façam necessários para trabalhar de forma contextualizada e personalizada, temáticas como a saúde mental, qualidade de vida, relações interpessoais, cultura de paz e luto com os atores do cenário escolar.
Abstract: This is a qualitative and quantitative research, in which the sample was made up of 260 teachers from 11 full-time schools in the urban area, in the municipal education network of Palmas - Tocantins. For the qualitative stage, ethnographic research was carried out, through a focus group, with an intersubjective meeting where the interlocutors are in symmetrical positions, and their traditional hierarchical position is removed from the researcher. The analyzes were based on Bardin's Content Analysis. For the quantitative stage, cross-sectional analytical research was carried out, using a questionnaire. As results of the qualitative stage, the category Reflections of the pandemic in the school universe was distinguished, from which it was possible to highlight on the part of the students, a feeling of strangeness with the school environment upon returning to activities; fear of death/experience of grief; affect on mental health; the excessive use of screens and the violence that became part of daily life at school. In the quantitative stage, the significant increase in violence in the post-pandemic return to the school environment stands out. It is important to emphasize that the teachers in the sample had more than five years of teaching experience, a prerequisite that made it possible to evaluate the school context before and after the pandemic. The findings signal an urgency to carry out more research to better understand the impacts of the pandemic not only on students, but also on teachers and school staff, to develop systematic actions that make it possible to face and overcome these impacts. We can NOT ignore or close our eyes, much less individualize complex issues such as violence and mental health, taking into account issues of gender, race, economic issues, among others that differentiate affects and require equitable actions. To achieve this, a multidisciplinary team is extremely necessary, with psychologists, social workers and other professionals who are needed to work in a contextualized and personalized way, on topics such as mental health, quality of life, interpersonal relationships, culture of peace and mourning. with the actors from the school scene
URI: http://hdl.handle.net/11612/6953
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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