Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6952
Authors: Taveira, Elisângela Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Meira, Janeisi de Lima
Title: O sistema tutorial inteligente no ensino da Física: um estudo de caso sobre o circuito elétrico
Keywords: Ensino de Física. Simulador PHET. Sistema Tutorial Inteligente.Physics Teaching. PHET simulator. Intelligent Tutorial System
Issue Date: 29-Feb-2024
Citation: TAVEIRA, Elisângela Gonçalves. O sistema tutorial inteligente no ensino da Física: um estudo de caso sobre o circuito elétrico.2024. 82f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A experimentação pode ser um dos caminhos que proporciona os alicerces para a motivação e o interesse na disciplina de Física, de modo a influenciar positivamente a aprendizagem. Por este fato, é importante ser praticada e desenvolvida nas escolas. Este estudo objetiva demonstrar a melhoria do processo de aprendizagem por meio de práticas de experimentação em circuitos elétricos no contexto das aulas práticas de Física, por meio do Sistema Tutorial Inteligente (STI) e o Physics Education Technology Project (PHET). O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública do município de Arraias, Tocantins, em duas turmas das 3ª séries (33:01 e 33:02) com o total de 26 estudantes do Ensino Médio da disciplina de Física, no laboratório de informática e em sala de aula. Foram realizadas demonstrações de experimentos alternativos (maquete), com o Simulador PhET, e também por meio de questionários que foram aplicados antes e após a demonstração experimental. A coleta de dados favoreceu uma análise dos conhecimentos prévios dos estudantes assim como a formação de novas opiniões e contribuição no ensino aprendizagem. Os experimentos provocaram nos estudantes o desenvolvimento da capacidade de ver, de deslumbrar-se diante do mundo, de fazer perguntas e de pensar, ao fazer com que as atividades experimentais se configurem não como um “objeto” de ensino, mas como parte integrante da construção do conhecimento.
Abstract: Experimentation can be one of the paths that provides the foundation for motivation and interest in the Physics subject, in order to positively influence learning. For this reason, it is important to be practiced and developed in schools. This study aims to demonstrate the improvement of the learning process through experimental practices in electrical circuits in the context of practical Physics classes, through the Intelligent Tutorial System (ITS) and the Physics Education Technology Project (PETP). The work was developed in a public school in the city of Arraias, Tocantins, in two classes from the 3rd grades (33:01 and 33:02) with a total of 26 high school students studying Physics, in the computer laboratory and in classroom. Demonstrations of alternative experiments (model) were carried out with the PETP Simulator, and also through questionnaires that were administered before and after the experimental demonstration. Data collection favored an analysis of students' prior knowledge as well as the formation of new opinions and contributions to teaching and learning. Experiments provoke in the student the development of the ability to see, to wonder at the world, to ask questions and to think, by making experimental activities configured not as an “object” of teaching, but as an integral part of the construction of knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6952
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisângela Gonçalves Taveira - Dissertação.pdf685.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.