Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/6926
Authors: | Reis, Melg Cardoso dos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Paula, Angela Teberga de |
Title: | Inserção dos egressos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental no mercado de trabalho |
Keywords: | Educação superior em Turismo;Regulamentação;Mercado de Trabalho;Turismo |
Issue Date: | 29-Jun-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | REIS, Melg Cardoso dos. Inserção dos egressos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental no mercado de trabalho. 2022. 38 f. Monografia (Graduação) - Curso de Turismo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos egressos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins Campus Arraias para inserção no mercado de trabalho do turismo. Desse modo, faz se uma análise geral sobre a educação superior em turismo e todo seu contexto histórico, com uma abordagem sobre as características do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental por meio do estudo do seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Posteriormente, o trabalho apresenta uma discussão sobre a regulamentação do turismólogo no Brasil, utilizando de argumentos contrários e a favor do tema em questão. A metodologia utilizada foi através de pesquisas em livros, artigos científicos, e também pesquisa de campo. Para obtenção dos dados, foi solicitada à coordenação do curso a lista dos contatos dos egressos para a aplicação dos questionários através do Google Forms, com perguntas abertas e fechadas. Assim, nos resultados apresentados sobre a pesquisa, nota-se que, apesar da tamanha expansão da área, a mesma ainda apresenta inúmeras dificuldades para consolidar o mercado de trabalho aos turismólogos, que se comprova pela baixa inserção dos egressos do curso no mercado. Com isso, conclui-se que apesar da importância que tal curso apresenta para o desenvolvimento da região do sudeste tocantinense, nota-se ainda inúmeras dificuldades |
Abstract: | The general objective of this work is to identify and analyze the difficulties faced by graduates of the UFT tourism course to enter the tourism job market. In this way, a general analysis was made of higher education in tourism and its entire historical context, then an approach was carried out on the characteristics of the Heritage and Socio-environmental Tourism course through the study of its Course Pedagogical Project (PPC). Subsequently, the work presents a discussion on the regulation of tourism professionals in Brazil, using arguments against and in favor of the topic in question. The methodology was carried out through research in books, scientific articles, and also field research. To obtain the data, the course coordinator was asked to list the contacts of the graduates for the application of the questionnaires through Google Forms, with open and closed questions. Thus, in the results presented on the research, it is noted that, despite such expansion in the area, it still presents numerous difficulties to consolidate the job market for tourism professionals, which is evidenced by the low insertion of graduates of the course in the market. With this, it is concluded that despite the importance that this course has for the development of the southeast region of Tocantins, there are still numerous difficulties |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6926 |
Appears in Collections: | Turismo Patrimonial e Socioambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Relatório Turismo - Melg Cardoso dos Reis.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.