Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6922
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dc.contributor.advisorBessa, Kelly C. F. O.-
dc.contributor.authorSousa , Evandro Frois de-
dc.date.accessioned2024-08-19T12:30:48Z-
dc.date.available2024-08-19T12:30:48Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Evandro Frois de. A Geografia do transporte privado de passageiros mediado por aplicativos digitais em Marabá, Pará: conflitos, regulações e consequências para o trabalho, a política e o uso do território na cidade. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6922-
dc.description.abstractAnchored in the additions of science, technology and information, platform companies individual private passenger transport, such as Uber and 99, emerge as global vectors of modernization, imposing substantive changes in the historical forms of organization of social life and territories, including the urban space of metropolises and other cities, on a local scale. This work aims to understand the dynamics of Geography of private passenger transport mediated by digital apps in Marabá, Pará, considering the consequences for the spheres of work, politics and the use of territory in the city. The research is of a qualitative nature, based on bibliographical research theoretical and empirical, with field work, photographic records and observations in daily life of the researched subjects and agents. The analyzes perform allow us to consider that the arrival and the beginning of Uber's operations accentuated conflicts in the passenger transport sector in the city, both transport carried out by private transport Workers individual and collective public transport by bus, including public Power. In this way, there was a mobilization of workers in the private transport of passengers and in the local public power in the sense of preventing or constraining the entry of Uber in Marabá. Six years after the beginning of Uber's activities, the growth in the number of digital platforms and apps operating in the city, including the offer of new services, such as the app for transporting passengers by motorcycle. although companies like Uber and similar define themselves as digitais platforms, actually they are extremely dependent on the historically built territory and the legacy space for make their operations possible, leading to conflicts. Besides, it is observed that the banalization of the technique contributes to the creation of public policies in line with cooperatives and workers' associations of individual private passenger transport, aiming to minimize conflicts with the development and use of local apps managed by the workers in the sector themselves.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectGeografia do transporte privado de passageiros. Plataformas digitais. Trabalhadores. Conflitos. Marabá, PA.Geography of private passenger transport. Digital platforms. Workers. Conflictspt_BR
dc.titleA Geografia do transporte privado de passageiros mediado por aplicativos digitais em Marabá, Pará: conflitos, regulações e consequências para o trabalho, a política e o uso do território na cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFoschiera, Atamis Antonio-
dc.description.resumoAncoradas nos acréscimos da ciência, tecnologia e informação, as empresas-plataforma de transporte privado individual de passageiros, como a Uber e a 99, despontam como vetores globais da modernização, impondo mudanças substantivas nas formas históricas de organização da vida social e dos territórios, incluindo o espaço urbano das metrópoles e demais cidades na escala local. Este trabalho tem como objetivo entender a dinâmica da Geografia do transporte privado de passageiros mediado por aplicativos digitais em Marabá, Pará, considerando as consequências para as esferas do trabalho, da política e do uso do território na cidade. A pesquisa é de cunho qualitativo, baseando-se em pesquisa bibliográfica teórica e empírica, com trabalhos de campo, registros fotográficos e observações do cotidiano dos sujeitos e agentes pesquisados. As análises realizadas permitem considerar que a chegada e o início das operações da Uber acentuaram os conflitos no setor de transporte de passageiros na cidade de Marabá, tanto o transporte realizado por trabalhadores do transporte privado individual como o transporte público coletivo por ônibus, incluindo o poder público. Dessa forma, verificou-se a mobilização dos trabalhadores do transporte privado de passageiros e do poder público local no sentindo de impedir ou constranger a entrada da Uber em Marabá. Passados seis anos desde o início das atividades da Uber, é evidenciado o aumento no número de plataformas digitais e aplicativos em operação na cidade, inclusive com a oferta de novos serviços, a exemplo do aplicativo para transporte de passageiros por motos. Embora as empresas como a Uber e similares se autodefinam como plataformas digitais, na realidade são extremante dependentes do território historicamente construído e do espaço herdado para tornar possível suas operações, acarretando os conflitos. Ademais, observa-se que a banalização da técnica contribui para a criação de políticas públicas em consonância com cooperativas e associações dos trabalhadores do transporte privado individual de passageiros, visando a minimizar os conflitos com o desenvolvimento e a utilização de aplicativos locais administrados pelos próprios trabalhadores do setor.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGpt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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