Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6916
Authors: Klein Junior, Renato Cesar Bittencourt
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Liana Vidigal
Title: Marketing de influência no Instagram: as estratégias dos influenciadores tocantinenses
Keywords: Influenciadores Digitais. Instagram. Marketing de Influência. Estratégias. Tocantins.Digital Influencers. Instagram. Influence Marketing. Strategies
Issue Date: 30-Nov-2023
Citation: KLEIN JUNIOR, Renato Cesar Bittencourt. Marketing de influência no Instagram: as estratégias dos influenciadores tocantinenses.2023. 139f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como tema geral as estratégias de marketing e emprego dos recursos e funcionalidades da plataforma Instagram por influenciadores digitais do Tocantins. O objetivo da pesquisa foi identificar as estratégias do marketing de influência em perfis de influenciadores digitais tocantinenses na plataforma Instagram. O problema de pesquisa foi assim formulado: de que maneira os influenciadores digitais do Tocantins utilizam estratégias do marketing de influência e funcionalidades da plataforma Instagram na produção de conteúdo digital? O aporte teórico foi buscado na literatura atual sobre marketing, marketing digital e plataforma Instagram. O trabalho foi realizado nos marcos da pesquisa básica, articulando o emprego de metodologia descritivo-explicativa, bibliográfica e documental, valendo-se, ainda, de procedimentos de levantamento de dados empíricos, realizado diretamente nos perfis selecionados, de modo a permitir suficiente compreensão do objeto. A amostra empírica foi selecionada considerando a classificação dos perfis segundo o nível de alcance que atingem. Como resultado da pesquisa constatou- se que os influenciadores digitais do Tocantins apresentam estratégias explícitas de marketing de influência em seus conteúdos do Instagram para conquistar seguidores, como o uso de hashtags, a manutenção de uma frequência regular de posts, a organização de um feed cuidadosamente curado, a compreensão das preferências da audiência, a criação de conteúdo relevante dentro de seu nicho, a seleção estratégica de geolocalização e a colaboração com outros perfis, mencionando-os em suas postagens.
Abstract: This dissertation has as its general theme the marketing strategies and the use of resources and features of the Instagram platform by digital influencers from Tocantins. The research objective was to identify influencer marketing strategies in the profiles of Tocantins-based digital influencers on the Instagram platform. The research problem was formulated as follows: how do digital influencers from Tocantins use influencer marketing strategies and Instagram platform features in the production of digital content? The theoretical framework was drawn from current literature on marketing, digital marketing, and the Instagram platform. The work was carried out within the framework of basic research, combining the use of descriptive-explanatory methodology, bibliographic and documentary research, and empirical data collection procedures conducted directly on the selected profiles to gain a sufficient understanding of the subject. The empirical sample was selected based on the classification of profiles according to the level of reach they achieve. As a result of the research, it was found that Tocantins digital influencers employ explicit influencer marketing strategies in their Instagram content to gain followers, such as the use of hashtags, maintaining a regular posting schedule, carefully curating their feed, understanding audience preferences, creating relevant content within their niche, strategically selecting geolocation, and collaborating with other profiles by mentioning them in their posts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6916
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renato Cesar Bittencourt Klein Junior - Dissertação.pdf3.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.