Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6824
Authors: Dantas, Elisângela de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Paulo Sérgio Gomes
Title: Um relato de experiências sobre cinema e ensino de filosofia no Programa Residência Pedagógica
Keywords: Metodologia do Ensino de Filosofia;Programa Residência Pedagógica;Cinema;Conceito-imagem;Logopatia;Philosophy Teaching Methodology;Pedagogical Residency Program;Movie theater;Concept-image;Logopathy.
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DANTAS, Elisângela de Oliveira. Um relato de experiências sobre cinema e ensino de filosofia no Programa Residência Pedagógica. 2021.122f. Monografia (Graduação). Curso de Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar um relato de experiência de participação no Programa Residência Pedagógica (RP) com foco no projeto “O audiovisual como metodologia no Ensino de Filosofia”, desenvolvido no CEGTI Rachel de Queiroz, que procurou unir a teoria e prática, o campo acadêmico e o profissional para mostrar a importância entre o Cinema e a Educação, em especial para o Ensino de Filosofia. Em princípio, o relato de experiência procurou trazer à tona os registros da primeira edição do Residência Pedagógica, com a participação dos residentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, como forma de resguardar a história. A riqueza das experiências com o projeto audiovisual e o cinema na escola ganharam dimensões inesperadas com a criação de vídeos sobre Ética para atender aos requisitos de avaliação da disciplina de Filosofia, mas a participação no Festival de Cinema Estudantil “Você na Tela” e a premiação de dois vídeos em duas categorias mudou a história. O TCC apresenta todo o percurso metodológico para a produção dos vídeos com o celular em estreita relação com o conteúdo curricular trabalhado no bimestre, bem como o percurso do ensinar a filosofar a partir do conceito-imagem pensado pelo filósofo argentino Julio Cabrera. Trata-se de uma experiência com potencial para a replicabilidade em outros contextos escolares e que procuramos mostrar a forma como se pode desenvolver experiências semelhantes em outras escolas. As experiências do RP foram aplicadas mediante a metodologia da “sala de aula invertida” e se pautaram na perspectiva de Paulo Freire de educar com base no diálogo. As experiências com o projeto e as vivências no RP convergiram para a escrita de um roteiro de cinema, resultando na produção do filme intitulado “O Segredo de João”, como uma síntese dessas experiências e como produto final desse TCC. O filme foi lançado no final de 2021 e vai ser exibido em todas as escolas do Brasil em 2022. Assim, esperamos que incentive o uso do Cinema em sala de aula. Observa-se que em muitas escolas públicas brasileiras o Cinema, trabalhado a partir dos filmes, costuma sofrer certo preconceito, pois muitos professores não compreendem que os filmes são materiais didáticos potentes para gerar reflexão e estimular a criatividade, constituindo-se em aliado no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo para a disseminação da cultura. Ao longo dos anos, vivenciando experiências nas escolas e desenvolvendo projetos educativos com o Cinema, foi possível verificar tal situação. Muito professores carregam estigmas e preconceitos a ponto de pejorativamente considerar que passar filmes durante as aulas é promover a “enrolação” e não a educação. Diante desse problema, o projeto “O audiovisual como metodologia no Ensino de Filosofia” vem mostrar que essa visão é parte de um senso comum que precisa ser rompido em prol da cultura e de novas metodologias para ensinar a filosofar para além do textual. Cabrera (2006) desenvolveu uma leitura acerca da relação entre Filosofia e Cinema que auxilia na sensibilização dos estudantes, sobretudo nos primeiros contatos com a Filosofia, a partir do conceito-imagem e da logopatia (um conceito que une indissociavelmente razão e afeto). Para Cabrera, o conceito-imagem possui força devido ao componente afetivo, não no sentido de se emocionar com um filme, mas de se constituir como parte do potencial cognitivo essencial no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This Course Completion Work aims to present an experience report of participation in the Pedagogical Residency Program (RP) focusing on the project "Audiovisual as a methodology in Philosophy Teaching", developed at CEGTI Rachel de Queiroz, which sought to unite the theory and practice, the academic and professional fields to show the importance between Cinema and Education, especially for Philosophy Teaching. In principle, the experience report sought to bring to light the records of the first edition of the Pedagogical Residence, with the participation of residents of the Degree in Philosophy, as a way of safeguarding history. The richness of experiences with the audiovisual project and cinema at school gained unexpected dimensions with the creation of videos on Ethics to meet the evaluation requirements of the discipline of Philosophy, but the participation in the Student Film Festival “Você na Tela” and the award of two videos in two categories changed history. The TCC presents the entire methodological path for the production of videos with the cell phone in close relation with the curricular content worked in the bimester, as well as the path of teaching to philosophize from the concept-image thought by the Argentine philosopher Julio Cabrera. It is an experience with the potential for replicability in other school contexts and we seek to show how similar experiences can be developed in other schools. The RP experiences were applied using the “inverted classroom” methodology and were based on Paulo Freire's perspective of educating based on dialogue. The experiences with the project and the experiences in RP converged to the writing of a movie script, resulting in the production of the film entitled “O Segredo de João”, as a synthesis of these experiences and as the final product of this TCC. The film was released at the end of 2021 and will be shown in all schools in Brazil in 2022. Thus, we hope that it will encourage the use of Cinema in the classroom. It is observed that in many Brazilian public schools, Cinema, based on films, usually suffers from a certain prejudice, as many teachers do not understand that films are powerful teaching materials to generate reflection and stimulate creativity, constituting an ally in the process. of teaching and learning, above all for the dissemination of culture. Over the years, living experiences in schools and developing educational projects with Cinema, it was possible to verify this situation. Many teachers carry stigmas and prejudices to the point of pejoratively considering that showing movies during classes is promoting “rolling” and not education. Faced with this problem, the project “The audiovisual as a methodology in Philosophy Teaching” shows that this vision is part of a common sense that needs to be broken in favor of culture and new methodologies to teach to philosophize beyond the textual. Cabrera (2006) developed a reading about the relationship between Philosophy and Cinema that helps to raise the awareness of students, especially in their first contacts with Philosophy, based on the concept-image and logopathy (a concept that inextricably unites reason and affection). For Cabrera, the concept-image has strength due to the affective component, not in the sense of being moved by a film, but of constituting itself as part of the essential cognitive potential in the teaching and learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6824
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