Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/681
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dc.contributor.advisorTeixeira, Paulo Eduardo-
dc.contributor.authorOliveira, Frederico Salomé de-
dc.date.accessioned2017-12-08T19:10:52Z-
dc.date.available2017-12-08T19:10:52Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Frederico Salomé de. “Aquela vida véia dali num é a vida daqui”: as influências da Igreja Católica e as consequências da modernidade e urbanização na religiosidade dos antigos moradores do povoado Canela, em Palmas-TO.2017.342f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Marília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/681-
dc.description.abstractThis thesis presents the cultural activities and religious practice of the Canela settlement native people, most specifically those carried out during the Holy Ghost festivities, like memory places that undergo change in response to the influence of the Church and the demands of urban life, in a chain of events that bring about new ways of manifesting their faith as well as other collateral changes to tradition, habits, values, way of living and the common identity of the community. Through a thorough examination of interpretations of culture and religiosity, those expressions and representations are heavily described, keeping as a reference the textual discursive marks – either oral and imagistic – of this riverside community, forcefully transferred to the city of Palmas when their homeland was drowned due to the implementation of Lajeado Hydroelectric Power Plant, in the Brazilian state of Tocantins. Etnographic research, corroborated by theoretical and methodological input from visual anthropology, was based on straightforward approaches and participative observation. Data have been described and interpreted from what has been collected during documental assessments, interviews, life story telling, photo records and audiovisual recordings. When narratives of memory and history are put side by side with the observations and other material produced during the Holy Ghost Festivity of 2010, one shall posit the popular religiosity practiced by the Canela community is deeply marked by traits of marginalization, mostly due to their resistance against the demands of both Church and general society, in a process that ends up to broaden this people’s practices of devotion to the saint, as to englobe familial affection and their effort to rescue and maintain memories from the past, thus constituting a Marginal Catholicism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsLivre!pt_BR
dc.subjectModernidade e urbanizaçãopt_BR
dc.subjectMemória simbólicapt_BR
dc.subjectAutotomia culturalpt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectCatolicismo marginalpt_BR
dc.subjectModernity and Urbanizationpt_BR
dc.subjectSimbolic Memorypt_BR
dc.subjectCultural Autotomypt_BR
dc.subjectPopular Religiositypt_BR
dc.subjectMarginal Catholicismpt_BR
dc.title“Aquela vida véia dali num é a vida daqui”: as influências da Igreja Católica e as consequências da modernidade e urbanização na religiosidade dos antigos moradores do povoado Canela, em Palmas-TOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEssa tese discute as realizações culturais e práticas religiosas dos antigos moradores do povoado Canela, especialmente durante os festejos ao Divino Espírito Santo, como lugares de memória que se transformam de acordo com as influências da Igreja e imposições da urbanidade, desencadeando novas formas de manifestação da fé e mudanças nas tradições, costumes, valores, modo de vida e identidade da comunidade. Pelo estudo das interpretações em cultura e religiosidade, essas expressões e representações são densamente descritas, tendo como referências as marcas discursivas textuais – orais e imagéticas – dessa comunidade ribeirinha transferida para a cidade de Palmas quando seu território foi submerso para formação da represa da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Tocantins. A pesquisa etnográfica, com aporte teórico-metodológico da antropologia visual, se baseou na abordagem direta e observação participante. Os dados foram descritos e interpretados a partir do material coletado em levantamento documental, entrevistas, relatos de vida, registros fotográficos e gravações audiovisuais. Justapondo narrativas da memória e história às observações registradas e ao material produzido durante a Festa do Divino no ano de 2010, as interpretações possibilitaram estabelecer a tese de que a religiosidade popular praticada pela comunidade Canela se caracteriza pela marginalidade resistente às imposições da Igreja e da sociedade, ampliando suas práticas de devoção ao santo às manifestações de afetividade familiar e ao resgate e manutenção das memórias do passado, constituindo-se como Catolicismo Marginal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.campusMaríliapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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