Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6751
Authors: Castilho, Juliana Abrão da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ertzogue, Marina Haizenreder
Title: Feira das Manas: economia criativa, empoderamento e sustentabilidade em Palmas/TO
Keywords: Feira de artesanato. Empoderamento feminino. Economia criativa. Representações sociais.Craft fair. Female empowerment. Creative economy. Social representations
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citation: CASTILHO, Juliana Abrão da Silva. Feira das Manas: economia criativa, empoderamento e sustentabilidade em Palmas/TO.2023. 222f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Em Palmas/TO, um grupo de artesãs estruturou-se sobre as égides do empoderamento feminino e da economia criativa e fundou uma feira itinerante. A Feira das Manas, organizada a partir de movimentos de sociabilidade em uma rede social online, se apresenta enquanto modelo sustentável para gerar, por meio da economia criativa, trabalho e renda para mulheres. A perspectiva desenvolvida na análise conta com o subsídio teórico da Psicologia Social, mais especificamente da Teoria das Representações Sociais, analisada neste documento. O referencial teórico busca estabelecer a cidade de Palmas como palco para o desenvolvimento do grupo, além de abordar os principais aspectos das unidades e das categorias que subsidiam a análise. Busca- se oferecer aparato teórico para as discussões realizadas a partir do levantamento de dados. Este manuscrito também resgata o percurso metodológico seguido para desenvolvimento da pesquisa e integração de diferentes instrumentos de coleta e análise de dados. Resgata-se, por meio da netnografia e de entrevistas, a formação do grupo, sua jornada durante o período de afastamento social, motivado pela pandemia de COVID-19, e as estratégias de retorno da feira para o ambiente urbano. Busca-se relacionar os locais de feira e as estruturas imaginárias presentes no grupo, bem como a construção de uma performance identitária a partir da sustentabilidade, do empoderamento feminino e da economia criativa, enquanto representações sociais significativas para o grupo.
Abstract: In Palmas/TO, a group of artisans structured themselves under the auspices of female empowerment and creative economy and founded a traveling fair. The "Feira das Manas", organized through social networking movements online, presents itself as a sustainable model for generating employment and income for women through creative economy. The perspective developed in the analysis is supported by the theoretical framework of Social Psychology, specifically the Theory of Social Representations, as analyzed in this document. The theoretical framework seeks to establish the city of Palmas as a stage for the group's development, as well as to address the main aspects of the units and categories that support the analysis. The aim is to provide theoretical support for discussions based on data collection. This manuscript also retraces the methodological path followed for the development of the research and the integration of different data collection and analysis instruments. Through netnography and interviews, the formation of the group, its journey during the period of social distancing prompted by the COVID-19 pandemic, and the strategies for the fair's return to the urban environment are recounted. The aim is to relate the fair locations and the imaginary structures present in the group, as well as the construction of an identity performance based on sustainability, female empowerment, and creative economy, as significant social representations for the group.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6751
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente

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