Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6714
Authors: SANTOS, Bianca Gomes.
metadata.dc.contributor.advisor: PALMIERI, Luciane Jatobá.
Title: A importância da sistematização da escrita de diários de aula na formação inicial de professores (as) de química:
Keywords: Formação Docente,;Escrita reflexiva,;Professor Reflexivo,;Estágio Curricular Supervisionado,;Teacher Training,;Reflective Writing,;Reflective Teacher,;Supervised Curricular Internship.
Issue Date: 16-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Bianca Gomes. A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA DE DIÁRIOS DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (AS) DE QUÍMICA: uma experiência no estágio supervisionado. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A formação inicial de professores tem se mostrado como um tema bastante relevante dentre as políticas públicas para a Educação Básica Brasileira. Assim, a formação de profissionais da educação deve ter como fundamento a associação entre teoria e prática, e dessa forma, os cursos de Licenciatura possuem os Estágios Curriculares Supervisionados, que visam integrar o licenciando no seu futuro ambiente de trabalho. Logo, pensar em formação docente é pensar na reflexão da prática. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições formativas do processo de escrita de diários de aula produzidos por licenciandos(as) em Química durante as atividades de observação e intervenção no campo de estágio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, onde foram analisados sete Diários de Aula produzidos por licenciandos(as), no âmbito da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Por meio da análise de categorização, elegemos três categorias analíticas, quais sejam: i) reflexões sobre a importância do planejamento didático - pedagógico; ii) reflexões do(a) professor(a) estagiário(a) sobre a dificuldade de ensinar a disciplina escolar Química; e, iii) apontamentos dos(as) licenciandos(as) sobre a experiência formativa do estágio. Como principais resultados, destacamos as reflexões pertinentes dos(as) licenciandos(as) a respeito da importância do planejamento didático-pedagógico, dos desafios da profissão docente e das dificuldades em ensinar a disciplina de Química, além disso, eles fazem apontamentos acerca da experiência da realização do estágio, onde destacam que a profissão docente não é fácil, e que são inúmeros os percalços que se encontra no meio do caminho. Assim, destacamos que é imprescindível que as políticas públicas sejam realmente direcionadas para o aprimoramento da formação docente, e que discutam a respeito das diversas ferramentas educacionais que podem ser utilizadas para facilitar e contribuir com o trabalho do professor, pois a reflexão do professor sobre suas ações pedagógicas torna-se insuficiente se não forem fornecidas as condições efetivas para fazer melhorias significativas.
Abstract: The initial training of teachers has proven to be a highly relevant topic among public policies for Brazillian’s Basic Education. Thus, the education professionals' training must be based on the association between theory and practice, and in this way, undergraduate courses include Supervised Curricular Internships, which aim to integrate the student teacher into their future work environment. Therefore, thinking about teacher training is thinking about reflecting on practice. In this context, the present work aims to analyze the formative contributions of the process of writing lesson diaries produced by Chemistry undergraduate students during observation and intervention activities in the internship field. It is a qualitative, documentary research, where seven Lesson Diaries produced by the undergraduates were analyzed within the scope of the Supervised Curricular Internship II course, offered by the Undergraduate Chemistry Course at the Federal University of Northern Tocantins (UFNT). Through the analysis of categorization, we have selected three analytical categories, namely: i) reflections on the importance of didactic-pedagogical planning; ii) reflections of the student teacher on the difficulty of teaching the school subject Chemistry; and iii) notes from the students on the formative experience of the internship. As main results, we highlight the relevant reflections of the student teachers regarding the importance of didactic-pedagogical planning, the challenges of the teaching profession, and the difficulties in teaching the subject of Chemistry. In addition, they make observations about the experience of the internship, emphasizing that the teaching profession is not easy, and there are numerous obstacles encountered along the way. Thus, we emphasize that it is essential for public policies to be genuinely directed towards the improvement of teacher education and to discuss various educational tools that can be used to facilitate and contribute to the work of the teacher. The reflection of the teacher on their pedagogical actions becomes insufficient if effective conditions for making significant improvements are not provided.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6714
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANCA GOMES SANTOS - TCC - QUÍMICA.pdf936.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.