Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6707
Authors: RESENDE, Francisco Aparecido Holanda
metadata.dc.contributor.advisor: ROMÃO, Freud
Title: Projeto Formar: Apontamentos para Superação das Limitações do Estágio
Keywords: Formação e Profissionalidade Docente;Estágio;Dicotomia;Teacher Training and Professionalism;Dichotomy;Curricular stage
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RESENDE, Francisco Aparecido Holanda. Projeto Formar: Apontamentos para Superação das Limitações do Estágio. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho surgiu por meio das observações acerca das limitações do estágio curricular no desenvolvimento profissional dos professores de matemática durante a sua formação inicial no Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT em Araguaína. Como licenciando do Curso de Matemática e membro do projeto de extensão (Projeto Formar), destinado a formação continuada de professores, foi possível notar as dificuldades formativas enfrentadas pelos professores em função da falta de uma base psico-didática e metodológica no processo de formação inicial e continuada. Esses conhecimentos, em conjunto com os conhecimentos específicos da área de matemática, são fundamentais para o desenvolvimento da profissionalidade docente. O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e expor as características do estágio curricular, utilizando o conceito de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD), criado por Romão (2022). Com isso, pretende-se propor apontamentos teórico-conceituais capazes de fundamentar este espaço e ajudar na superação das dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica como técnica de investigação e o método histórico-dialético como método de conhecimento. Analisando a problemática, propomos o conceito de práxis para superação dialética da dicotomia existente entre teoria e prática, que juntamente com o conceito de EEFD, possibilitam superar dialeticamente as dicotomias existentes entre a formação e o trabalho docente.
Abstract: This work arose from observations about the limitations of curricular internships in the professional development of mathematics teachers during their initial formation in the Mathematics Teaching Program at UFNT in Araguaína. As a student of the Mathematics Program and a member of the extension project (Formar Project), which is aimed at the continued formation of teachers, it was possible to notice the training difficulties faced by teachers due to the lack of a psycho-didactic and methodological foundation in the process of initial and continued formation. These knowledge, together with the specific knowledge in the area of mathematics, are fundamental for the development of teacher professionalism. The objective of this work is to identify, analyze and expose the characteristics of curricular stage, using the concept of the School Space for Teacher Formation (EEFD), created by Romão (2022). This aims to propose theoretical-conceptual notes capable of supporting this space and helping to overcome the dichotomies that fragment teaching work and education. For this, we used bibliographic research as an investigative technique and the historical-dialetical method as a method of knowledge. Analyzing the problem, we propose the concept of praxis for the dialetical overcoming of the dichotomy between theory and practice, which together with the concept of EEFD, enable the dialetical overcoming of the existing dichotomies between teacher formation and work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6707
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO APARECIDO HOLANDA RESENDE-TCC-MATEMÁTICA.pdf657.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.