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dc.contributor.advisorDemarchi, André Luis Campanha-
dc.contributor.authorGomes, Débora dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-11T11:13:53Z-
dc.date.available2024-04-11T11:13:53Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationGOMES, Débora dos Santos. Etnomídia: contra-narrativas indígenas nas redes digitais.2022. 76f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6691-
dc.description.abstractThe present research seeks to understand how indigenous ethnomedia contribute to the construction of counter-narratives in digital networks. Ethnomedia is understood as a tool adopted by different ethnic groups (Indigenous, Quilombolas, Caiçaras, Roma, among others) that seek to represent themselves through media convergence. In this sense, the object of study will be Rádio Yandê – the first web radio made and produced exclusively by indigenous people, and Mídia India – one of the largest communication networks produced by indigenous youth. The analyzes were carried out from the social networks of both groups, specifically Facebook and Instagram, since they are still the social networks with the highest number of users in the world. In turn, the method of netnography was adopted, as the performance of indigenous communicators on the internet was investigated, as well as the construction of discourses about their cultures and ethnicity. Authors such as Carneiro (2020), Bastos and Nascimento (2020) and Neves (2013) were mainly responsible for the theoretical basis. In the results, it was observed that the insertion of indigenous people in digital networks has contributed to the construction of counter-narratives produced by indigenous peoples, since themes are discussed that for the most part do not have the same visibility in traditional media.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnomídia. Contra-narrativas. Rádio Yandê. Mídia Índia.Ethnomedia. Counter-narratives. Radio Yande. India Mediapt_BR
dc.titleEtnomídia: contra-narrativas indígenas nas redes digitaispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca compreender como as etnomídias indígenas contribuem na construção de contra-narrativas nas redes digitais. Entende-se por etnomídia uma ferramenta adotada por diferentes grupos étnicos (indígenas, quilombolas, caiçaras, romanis entre outros) que se autorrepresentam por meio da convergência de mídias. Nessa pesquisa voltada para a etnomídia indígena, trata-se de compreender a construção das contra-narrativas da Rádio Yandê – primeira web rádio feita e produzida exclusivamente por indígenas e, também, a Mídia Índia – uma das maiores redes de comunicação produzida por jovens indígenas no contexto brasileiro. As análises foram realizadas a partir das redes sociais de ambos grupos, especificamente o Facebook e Instagram, já que são as redes sociais com maior número de usuários no mundo. Por sua vez, aderiu-se ao método da netnografia, pois investigou-se a atuação dos comunicadores indígenas na internet, bem como a construção dos discursos acerca de suas culturas e etnias. Nos resultados, observou-se que a inserção indígena nas redes digitais contribui para a construção de contra-narrativas produzidas pelos povos indígenas, uma vez que são discutidas temáticas que em sua grande maioria não tem a mesma visibilidade nas mídias tradicionais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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