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Authors: Bastos, Maria Elda Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Rezende, Janaína Ribeiro de
Title: Ludicidade e concepções de professoras de educação infantil de uma escola de Tocantinópolis – TO
Keywords: Educação Infantil;Ludicidade;Jogos e brincadeiras;Concepções de professoras;Ensino Remoto;Early Childhood Education;Playfulness;Games and jokes;Teachers' conceptions;Remote Teaching;In-person teaching
Issue Date: 4-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Maria Elda Pereira Bastos. Ludicidade e concepções de professoras de educação infantil de uma escola de Tocantinópolis – TO. 55 f. 2023. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a ludicidade na Educação Infantil e as concepções de professoras de uma escola sobre o lúdico no contexto do ensino remoto e retorno presencial. A ludicidade pode ser um recurso pedagógico explorado dentro do planejamento dos professores. A Educação Infantil é considerada uma das etapas mais importantes na formação das crianças, sendo o primeiro contato com a experiência escolar, em um novo ambiente, fora do contexto familiar. Essa modalidade educacional deve contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil de forma integral, ensinando as crianças a lidar com as diferenças, medos, desafios, desenvolvimento da personalidade, autonomia, descobertas em várias áreas de conhecimento. Com isso, nosso trabalho buscou compreender as concepções de duas professoras que trabalharam na turma de Jardim I e II da Educação Infantil de uma escola pública municipal acerca da ludicidade nessa modalidade de ensino, durante o ensino remoto e a retomada das aulas presenciais. Assim, partimos da compreensão da contribuição da ludicidade dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, para então, analisar de que maneira professores da escola estudada se adaptaram ao ensino remoto e como ocorreu o retorno presencial no que se refere ao trabalho com a ludicidade. Nesse sentido, fizemos pesquisa bibliográfica sobre a ludicidade na Educação Infantil e levantamento de dados, através de observação participante e entrevistas com duas educadoras, onde pudemos conhecer as concepções das professoras acerca das atividades lúdicas na Educação Infantil. Constatou-se, que o lúdico tem sido trabalhado pelas educadoras, trazendo resultados positivos, utilizado como uma ferramenta na busca pela superação das dificuldades de aprendizagem, favorecendo o processo de alfabetização das crianças da escola. Além disso, as professoras identificaram a ausência de espaço na escola adequado para desenvolver jogos e brincadeiras e relataram que tiveram vários desafios enfrentados após a retomada do ensino presencial, uma vez que os alunos tiveram que se readaptar a escola, muitos tiveram dificuldades no processo de aprendizagem.
Abstract: This course completion work focuses on playfulness in Early Childhood Education and the conceptions of school teachers about playfulness in the context of remote teaching and in-person return. Playfulness can be a pedagogical resource explored within teachers’ planning. Early Childhood Education is considered one of the most important stages in the formation of children, being the first contact with the school experience, in a new environment, outside the family context. This educational modality should contribute to promoting child development in an integral way, teaching children to deal with differences, fears, challenges, personality development, autonomy, discoveries in various areas of knowledge. With this, our work sought to understand the conceptions of two teachers who worked in the Kindergarten I and II class of Early Childhood Education at a municipal public school about playfulness in this type of teaching, during remote teaching and the resumption of in-person classes. Thus, we start from understanding the contribution of the playfulness of games and games to the development of children's learning, to then analyze how teachers at the studied school adapted to remote teaching and how the in-person return occurred with regard to working with playfulness. In this sense, we carried out bibliographical research on playfulness in Early Childhood Education and collected data, through participant observation and interviews with two educators, where we were able to learn about the teachers' conceptions about playful activities in Early Childhood Education. It was found that play has been worked on by educators, bringing positive results, used as a tool in the search for overcoming learning difficulties, favoring the literacy process of school children. Furthermore, the teachers identified the lack of adequate space at school to develop games and games and reported that they faced several challenges after resuming face-to-face teaching, as students had to readapt to school, many had difficulties in the learning process. learning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6681
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