Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6679
Authors: Pereira, Fernanda Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Pisani, Mariane da Silva
Title: PROBLEMATIZANDO RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DA SÉRIE “O GAMBITO DA RAINHA”
Keywords: Problematizando;Relações de Gênero;“O Gambito Da Rainha”;Netflix;Problematizing;Gender Relations;“The Queen‟s Gambit”;Netflix
Issue Date: 4-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Fernanda Ribeiro Pereira. Problematizando relações de gênero a partir da série “o Gambito da Rainha”. 64 f. 2023. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, UFNT, Tocantinópolis, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa desdobra-se a refletir sobre a categoria gênero sob a ótica da mídia, considerando-as universo-plurais. Para a discussão, o fio condutor será a análise da série “O Gambito da Rainha”, do catálogo do serviço de streaming - Netflix. O objeto de estudo é compreender como se apresentam e desenvolvem as Relações de Gênero na série “O Gambito da Rainha", (2020). O recorte temático se concentra em Problematizando Relações de Gênero a Partir da Série “O Gambito Da Rainha”. Metodologicamente este trabalho se baseou nos estudos de Angela Davis, Sueli Carneiro, Judith Butler, Joan Scott, etc., que colocam em debate a necessidade de estudar gêneros. Assim, a pesquisa dedicou-se a analisar cuidadosamente fotogramas/frames, trechos, partes e fragmentos da série que demonstram a categoria gênero de modo latente. Essa pesquisa é de cunho Qualitativo, outras metodologias que foram empregadas são: Levantamento Bibliográfico, Estudo/Análise do Discurso e Decupagem. As considerações finais abrem portas para pensar as produções audiovisuais não apenas como um tipo de linguagem/arte/veículo de entretenimento, mas como também de opinião crítica-reflexiva sobre problemas de gêneros, sexualidades, desigualdades, violências e tantos outros marcadores. A conexão entre mídia e o gênero traz novos ares, novos ventos, novas perspectivas de transformar os velhos paradigmas, os velhos conceitos datados e antiquados do que é ser mulher e homem na sociedade. Os estudos de gêneros deixa claro que o masculino e o feminino não são fixos, se misturam, incorporam e são diversos, ou seja, a diversidade é grande.
Abstract: This research unfolds to reflect on the gender category from the perspective of the media, considering them as plural universes. For the discussion, the guiding thread will be the analysis of the series “O Gambito da Rainha”, from the streaming service catalog - Netflix. The object of study is to understand how Gender Relations are presented and developed in the series “O Gambito da Rainha", (2020). The thematic focus focuses onProblematizing Gender Relations from the Series “O Gambito Da Rainha”.Methodologically, this work was based on studies by Angela Davis, Sueli Carneiro, Judith Butler, Joan Scott, etc., which put into debate the need to study genres. Thus, the research was dedicated to carefully analyzing photograms/frames, excerpts, parts and fragments of the series that demonstrate the genre category in a latent way. This research is of a Qualitative nature, other methodologies that were used are: Bibliographic Survey, Study/Discourse Analysis and Decoupage. The final considerations open doors to think about audiovisual productions not only as a type of language/art/entertainment vehicle, but also as a critical-reflexive opinion on problems of gender, sexualities, inequalities, violence and many other markers. The connection between media and gender brings new air, new winds, new perspectives to transform old paradigms, old dated and outdated concepts of what it means to be a woman and a man in society. Gender studies make it clear that masculine and feminine are not fixed, they mix, incorporate and are diverse, that is, diversity is great.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6679
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Fernanda Pereira.pdf3.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.