Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6666
Authors: Silva, Aline Monteiro Dos Santos Dias Da
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Rejane Cleide Medeiros de
Title: Mulheres acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Artes de Tocantinópolis (TO): reflexões sobre acesso e permanência para uma formação profissional
Keywords: Evasão;permanência;auxílio;mulheres acadêmicas;Evasion;permanence;assistance;academic women
Issue Date: 2-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Aline Monteiro Dos Santos Dias Da Silva. Mulheres acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Artes de Tocantinópolis (TO): reflexões sobre acesso e permanência para uma formação profissional. 27 f. 2023. Artigo (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFNT, Tocantinópolis, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as dificuldades enfrentadas por mulheres acadêmicas durante o cursar no curso de educação do campo de Tocantinópolis, por ser um curso de tempo integral sendo elas mães, casadas e acadêmicas, verificando como essas mulheres enfrentam as diversidades para se manterem na faculdade. Estudar as problemáticas das discentes que por algum motivo levaram a desistência e evasão do curso, a pesquisa indicou que as mulheres entrevistadas desistiram por falta de apoio familiar e recursos para se manterem no curso e as que se mantiveram contam que tiveram apoio familiar e os auxílios foram cruciais para garantia de sua permanência.
Abstract: The present research aims to understand the difficulties faced by academic women during the course of education in the Tocantinópolis-TO countryside, as it is a full-time course and they are mothers, married and academics, verifying how these women face diversity to maintain themselves in college. Studying the problems of students who for some reason led to withdrawal and evasion from the course, the research indicated that the women interviewed gave up due to a lack of family support and resources to remain on the course and those who remained said that they had family support and assistance. were crucial to ensuring its permanence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6666
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Aline Monteiro.pdf788.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.