Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6660
Authors: Silva, Milian Pereira Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Douglas Azevedo
Title: Novas estratégias do ensino/aprendizagem de Química através do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de reações de substituições aromáticas eletrofílicas em anéis monossubstituídos
Keywords: Softwares de química; ferramentas de ensino; aprendizado; Chemistry software; teaching tools; learning
Issue Date: 5-Sep-2022
Citation: SILVA, Milian Pereira Santana. Novas estratégias do ensino/aprendizagem de Química através do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de reações de substituições aromáticas eletrofílicas em anéis monossubstituídos. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado em Química Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental, Gurupi, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar tem se mostrado uma importante ferramenta na contribuição de um melhor ensino-aprendizagem, uma vez que estão inseridos cotidianamente na vida de professores e estudantes. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a utilização de um software de substituições aromáticas eletrofílicas (SAE), voltado ao ensino de química orgânica, envolvendo o ensino de reações de substituições aromáticas eletrofílicas em anéis monossubstituídos. O estudo foi dividido em i) avaliação de estudantes de ensino médio de redes públicas e privadas e a importância da TICs na preparação para olimpíadas de química e ii) desenvolvimento do software e avaliação do uso do software por estudantes do ensino superior. Os resultados da primeira parte indicam que as TICs são vistas como ferramentas importantes para um melhor aprendizado, diante das dificuldades na aprendizagem em química relatadas pela maioria dos estudantes do ensino médio. Quanto à utilização do software, os resultados indicam que o SAE demonstra ser uma potencial ferramenta de aprendizado em reações de substituição aromática eletrofílica, conforme relatado pelos estudantes de ensino superiorA inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar tem se mostrado uma importante ferramenta na contribuição de um melhor ensino-aprendizagem, uma vez que estão inseridos cotidianamente na vida de professores e estudantes. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar a utilização de um software de substituições aromáticas eletrofílicas (SAE), voltado ao ensino de química orgânica, envolvendo o ensino de reações de substituições aromáticas eletrofílicas em anéis monossubstituídos. O estudo foi dividido em i) avaliação de estudantes de ensino médio de redes públicas e privadas e a importância da TICs na preparação para olimpíadas de química e ii) desenvolvimento do software e avaliação do uso do software por estudantes do ensino superior. Os resultados da primeira parte indicam que as TICs são vistas como ferramentas importantes para um melhor aprendizado, diante das dificuldades na aprendizagem em química relatadas pela maioria dos estudantes do ensino médio. Quanto à utilização do software, os resultados indicam que o SAE demonstra ser uma potencial ferramenta de aprendizado em reações de substituição aromática eletrofílica, conforme relatado pelos estudantes de ensino superior.
Abstract: The inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs) in the school environment has been proved as an important tool that contributes on teaching and learning, once they are daily present in the teachers and students lives. In this sense, the present study aimed to develop and evaluate the use of a software (SAE) on organic chemistry, for learning the content of electrophilic aromatic substitutions in monosubstituted rings. The study was divided into i) evaluation of high school students from public and private institutions about chemistry learning and the importance of ICTs in preparing for chemistry olympiads and ii) evaluation of the use of software by gradutation students. The results of the first part indicate that ICTs are seenas important tools for better learning, given the difficulties reported by most high school students. As for the use of the software, the results indicate that the SAE proves to be a potential learning tool in electrophilic aromatic substitution reactions, as reported by graduation students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6660
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milian Pereira Santana Silva - Dissertação.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.