Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6609
Authors: Noleto, Leda Santana de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: Universidade da maturidade polo de Araguaína - TO: “UMA” análise das ações realizadas por meio do termo de cooperação técnica consolidado entre a Universidade Federal do Tocantins e o município de Araguaína - TO
Keywords: Universidade da Maturidade. Termo de cooperação técnica. Parcerias. Polo da Universidade da Maturidade de Araguaína - TO. Technical Cooperation Agreement. University of Maturity Pole in Araguaína – TO
Issue Date: 24-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: NOLETO, Leda Santana de Oliveira. Universidade da maturidade polo de Araguaína - to: “UMA” análise das ações realizadas por meio do termo de cooperação técnica consolidado entre a Universidade Federal do Tocantins e o município de Araguaína - TO. 2022. 47f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O estudo apresentado discute a inserção dos velhos no direito à educação por meio das atividades elencadas no Termo de Cooperação Técnica e seu respectivo Plano de Trabalho vinculado e estabelecido entre a Universidade Federal do Tocantins - UFT e o município de Araguaína - TO, onde possui um polo da Universidade da Maturidade - UMA em vigência e em consonância ao Capítulo V do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003). O modelo de formalização de parceria pode ser usado por Universidades Federais, Institutos de Ensino e/ou Instituições Federais para viabilizar a realização de atividades de extensão e a aplicação de políticas públicas. Para ilustrar as possibilidades de uso deste instrumento administrativo foi realizado o Estudo de Caso das ações na Universidade da Maturidade - UMA de Araguaína - TO, projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Os dados apresentados, com recorte temporal de 2021, demonstram que a Universidade da Maturidade - UMA polo de Araguaína - TO, tem alcançado o objetivo na aplicação das ações e atividades que estão como metas no Plano de Trabalho. Enfim, é evidente que o alcance ocorreu em razão da melhoria no planejamento com a parceria e no monitoramento das ações e projetos desenvolvidos.
Abstract: The study presented here discusses the inclusion of the elderly in the right to education through the activities listed in the Technical Cooperation Agreement and its respective Work Plan linked and established between the Federal University of Tocantins - UFT and the city of Araguaína - TO, where it has a branch of the University of Maturity - UMA in force and in line with Chapter V of the Statute of the Elderly (Law No. 10.741/2003). The partnership formalization model can be used by Federal Universities, Teaching Institutes and/or Federal Institutions to make feasible extension activities and the application of public policies. To illustrate the possibilities of using this administrative instrument, a Case Study of the actions at the University of Maturity - UMA in Araguaína - TO, an extension project of the Federal University of Tocantins - UFT, was carried out. The data presented, with a time frame of 2021, show that the University of Maturity - UMA pole in Araguaína - TO, has reached the goal in the application of actions and activities that are the goals in the Work Plan. Finally, it is evident that the achievement occurred due to the improvement in planning with the partnership and in monitoring the actions and projects developed.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6609
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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