Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6590
Authors: Paixão, Aline Aires da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fernanda Roberta Lemos
Title: O despertar artístico: o ensino de artes visuais em projetos socias
Keywords: Ensino;Jovens;Projetos Sociais;Tragetória
Issue Date: 30-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PAIXÃO, Aline Aires da. O despertar artístico: O ensino de Artes Visuais em Projetos Sociais. 2022. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Os projetos sociais tem aderido cada vez mais a Arte como horizonte metodológico, seja com oficinas culturais de artesanato ou atividades educativas no contra turno escolar para crianças e jovens em comunidades. O objetivo desse trabalho é abordar e analisar quais contribuições o contato com a Arte através dos projetos sociais proporciona a crianças e adolescentes que participam dessas ações e como essas iniciativas poderão contribuir para seu desenvolvimento social, cultural. Propõe-se, assim através do método (auto) biográfico com materiais secundários, compartilhar a minha trajetória como aluna em projetos sociais até o ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo Habilitação em Artes Visuais e Música, por meio de imagens que se refletem em produções artísticas autorais, de desenhos, pinturas e fotografias que discutem a experiência artística e a inserção cultural promovida em projetos sociais
Abstract: Social projects have increasingly adhered to Art as a methodological horizon, either with cultural handicraft workshops or educational activities in the after-school shift for children and young people in communities. The objective of this work is to approach and what contributions to contact with Art through the social projects to propose and that the participants of actions and how initiatives can contribute to their social and cultural development. It is proposed, through the (auto) bio method with secondary school, to share my trajectory as a student in social projects until entering the Degree in Education in the Field Qualification in Visual Arts and Music, through materials that entered the musical in authorial productions of drawings, paintings and photographs that study the artistic experience and cultural insertion in social projects
URI: http://hdl.handle.net/11612/6590
Appears in Collections:Educação do Campo



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.