Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6584
Authors: Silva, Jordana Alves da
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Alcione Marques
Title: Abordagens de inclusão: o dinamismo de professores diante de alunos com TDAH
Keywords: Inclusão escolar;TDAH;Professores;Práticas pedagógicas
Issue Date: 28-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Jordana Alves da. Abordagens de inclusão: o dinamismo de professores diante de alunos com TDAH. 2023. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa apresenta propostas pedagógicas para auxiliar professores visando uma prática de inclusão de alunos que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), de forma a atender as particularidades específicas que o transtorno se compromete, isso se infere devido a intensidade em que os sintomas do TDAH podem prejudicar na aprendizagem do aluno, ademais, as práticas também devem ser capazes de garantir a qualidade de ensino para os demais alunos que não possuem necessidades especiais. Contudo, o trabalho beneficia os professores de matemática a partir do momento em que apresenta metodologias para o ensino da disciplina e propõe alguns exemplos de atividades para se trabalhar com alunos que possuem o TDAH. Logo, essa pesquisa se estrutura em caráter de metodologia bibliográfica com estudo em pesquisas já desenvolvidas por outros autores, retratando característica descritiva, na qual fornece levantamentos de informações e com uma abordagem qualitativa de maneira a compreender o objeto de pesquisa
Abstract: This research presents pedagogical proposals to help teachers aiming at a practice of inclusion of students who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), in order to meet the specific particularities that the disorder is committed to, this is inferred due to the intensity in which the symptoms of ADHD can harm the student's learning, in addition, practices must also be able to guarantee the quality of teaching for other students who do not have special needs. However, the work benefits math teachers from the moment it presents methodologies for teaching the discipline and proposes some examples of activities to work with students who have ADHD. Therefore, this research is structured in character of bibliographical methodology with study in research already developed by other authors, portraying a descriptive characteristic, in which it provides surveys of information and with a qualitative approach in order to understand the research object
URI: http://hdl.handle.net/11612/6584
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Jordana Alves da Silva.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.