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Authors: Barbosa, Bárbara Henrique
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Sebastião Silva
Title: Fios da memória como leitores e produtores de textos: narrativas dos acadêmicos do curso de educação do campo da UFT – Arraias
Keywords: Letramento acadêmico.;Leitura e escrita.;Narrativas.;Educação do Campo.
Issue Date: 24-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARBOSA, Bárbara Henrique. Fios da memória como leitores e produtores de textos: narrativas dos acadêmicos do curso de educação do campo da UFT – Arraias. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho visa apresentar os dados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a constituição das práticas de leitura e escrita na história de vida dos acadêmicos da graduação em Educação do Campo: Códigos e Linguagens – Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus Arraias. Esse curso foi implantado em 2014, por meio de lutas da classe trabalhadora, em especial daqueles ligados ao campo, com o propósito de formar educadores(as) vinculados às lutas dos povos do campo, aptos a compreender e opinar desde a realidade na qual se inclui a escola. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo com a abordagem qualitativa e, para fundamentar o estudo, estudamos as ideias de Abrahão (2003), Arroyo e Fernandes (1999), Bauer e Gaskell (2003), Bogdan e Biklen (1994), Bueno (2002), Caldart (2009), Fiad (2015), Kleiman (1995), Creme e Lea (2003), Lüdke e André (1986), Marinho (2010), Martins (2020), Moura, Sales e Khidir (2016), Soares (1998), Souza e Meireles (2018), entre outros. Além disso, empregamos a técnica da análise documental a partir de narrativas produzidas pelos acadêmicos por meio de uma atividade de estudo dirigido desenvolvida na disciplina de Produção de Gêneros Acadêmicos I, presente na matriz do curso, em que os resultados evidenciam algumas dificuldades dos alunos no tocante ao período de ensino básico. Ademais, essa atividade buscou comparar os processos vivenciados no período escolar dos estudantes com os gêneros acadêmicos na universidade no tempo presente. Os dados apontaram que as principais causas dos empecilhos citados pelos discentes decorrem de lacunas relativas à formação pedagógica dos professores, às metodologias de ensino adequadas e ao investimento nas melhorias das escolas, principalmente para os educandos advindos do contexto campesino. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para com as discussões sobre a prática de leitura e escrita dos acadêmicos do curso de Educação do Campo, a partir de suas histórias de vida.
Abstract: This work aims to present data from a research whose general objective was to analyze the constitution of reading and writing practices in the life history of undergraduate students in Rural Education: Codes and Languages – Visual Arts and Music at Federal University of Tocantins (UFT) – Campus Arraias. This course was implemented in 2014, through struggles of the working class, especially those connected to the countryside, with the purpose of training educators associated to the struggles of rural peoples, able to understand and give opinions from the reality that includes school. We used bibliographic and field research with a qualitative approach and, to substantiate the study, we studied the ideas of Abrahão (2003), Arroyo and Fernandes (1999), Bauer and Gaskell (2003), Bogdan and Biklen (1994), Bueno (2002), Caldart (2009), Fiad (2015), Kleiman (1995), Kramer and Lea (2003), Lüdke and André (1986), Marinho (2010), Martins (2020), Moura, Sales and Khidir (2016), Soares (1998), Souza and Meireles (2018), among others. In addition, we used the technique of document analysis based on narratives produced by academics through a directed study activity developed in the discipline Production of Academic Genres I, present in the course matrix, in which the results show some difficulties of students concerning the period of basic education. In addition, this activity sought to compare the processes experienced during the students’ school period with the academic genres at the university in the present time. The data showed that the main causes of the obstacles cited by the students stem from gaps related to the pedagogical training of teachers, adequate teaching methodologies and investment in school improvements, especially for students from the rural context. We hope that the research can contribute to the discussions about the reading and writing practice of students from Rural Education course, based on their life stories.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6581
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