Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6575
Authors: Oliveira, Lourismar Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Eliana Gonçalves da Silva
Title: O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa
Keywords: Fotografia.;Educação Infantil.;Processo de ensino-aprendizagem.;Enquanto o almoço não fica pronto.
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Lourismar Gonçalves de. O uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil: análise do livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa. 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa aborda o uso da fotografia no livro “Enquanto o almoço não fica pronto...”, de Sonia Rosa, destinado à Educação Infantil, com o objetivo geral de refletir sobre como as crianças obtêm conhecimentos por meio de fotos, no sentido de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos, apresentamos um breve histórico da fotografia; a reconhecemos como um recurso que colabora no referido processo das crianças pequenas (quatro e cinco anos); e refletimos sobre os desafios que podem surgir na utilização da fotografia em sala de aula. Diante disso, este estudo se justifica pela necessidade de estimular o processo de ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil, em consonância à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e às obras de autores como Gil (2002), Minayo (2009) e Jobim e Souza e Lopes (2002), sob o viés de uma pesquisa bibliográfica e com abordagem qualitativa. Convém salientar que o livro analisado faz parte do Projeto Itaú Social “Leia para uma Criança” e é indicado para a faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Desse modo, fomentamos (e refletimos sobre) o uso da fotografia no trabalho educativo da Educação Infantil.
Abstract: This research addresses the use of photography in the book “While lunch is not ready...”, by Sonia Rosa, intended for Early Childhood Education, with the general objective of reflecting on how children obtain knowledge through photos, in the sense of favoring the teaching and learning process. As specific objectives, we present a brief history of photography; we recognize it as a resource that collaborates in the referred process of young children (four and five years old); and we reflect on the challenges that can arise in the use of photography in the classroom. Therefore, this study is justified by the need to stimulate the teaching and learning process of children in Early Childhood Education, in accordance with National Common Curricular Basis (BNCC, in Portuguese abbreviation) (BRASIL, 2017) and the works of authors such as Gil (2002), Minayo (2009) and Jobim and Souza and Lopes (2002), under the bias of a bibliographical research and with a qualitative approach. It should be noted that the analyzed book is part of Itaú Social Project “Read for a Child” and is recommended for the aforementioned age group. In this way, we encourage (and reflect on) the use of photography in the educational work of Early Childhood Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6575
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Lourismar Gonçalves de Oliveira.pdf2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.