Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6574
Authors: Santos, Cirleide Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças
Title: Perspectiva de inovação por meio da curricularização de propriedade intelectual: um estudo de caso no curso de Direito da UFT (Câmpus de Palmas)
Keywords: curricularização; curso de direito; inovação; propriedade intelectual; Curricularization. Law school. Innovation. Intellectual Property
Issue Date: 25-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós- Graduação strictu sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT, Ponto Focal – UFT
Citation: SANTOS, Cirleide Pereira dos. Perspectiva de inovação por meio da curricularização de propriedade intelectual: um estudo de caso no curso de Direito da UFT (Câmpus de Palmas). 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou identificar programas, ações ou projetos de extensão que tenham algum grau de vinculação com a temática de Propriedade Intelectual (PI) no curso de Direito da UFT, Câmpus de Palmas. A Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), prevê avaliar a possibilidade de inserção da disciplina de PI como obrigatória para os cursos de Direito, de Ciências Exatas e como optativa nos demais cursos, dado os desafios que se apresentam à sociedade visando novos desenvolvimentos, fomentar a cultura da PI na sociedade e a capacidade desta em incentivar a criatividade e a inovação. A capacitação e formação de recursos humanos em inovação, PI e Transferência de Tecnologia (TT) está prevista no Art. 15-A e Art. 26 da Lei nº 10.973/2004 para as ICTs que contemplem o ensino entre suas atividades principais. A Lei 13.005/2014 estabelece na Meta 12, Estratégia 12.7 a destinação de 10% (dez por cento) da carga horária total dos cursos de graduação para a extensão universitária de forma curricularizada. Metodologicamente conduzido na modalidade estudo de caso, essa pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e exploratória. Os resultados alcançados demonstraram que o curso possui uma abordagem sobre a PI em programas de disciplinas, em correlação com outras áreas. O PDI (2021-2025) da universidade contempla em suas diretrizes o estímulo às ações focadas no fomento à política de PI e de empreendedorismo no sentido de direcionar esforços para mudanças de estratégias e ações que visam promover a inovação no ensino, na pesquisa e na extensão. Ao final é sugerido os espaços dentro do projeto pedagógico adequadamente possíveis para a abordagem de conteúdos ligados aos direitos de propriedade intelectual, de modo a serem trabalhado de forma atrelada ao demais conteúdos jurídicos. Como produto principal foi criado um Relatório Técnico Conclusivo (RTC), sendo este, obrigatório e em conformidade com a lista de produtos aceitáveis pelo programa PROFNIIT, um artigo com publicação em revista científica, o modelo de negócio CANVAS e a Matriz SWOT.
Abstract: This research aimed to identify programs, actions or extension projects that have some degree of connection with the theme of Intellectual Property (IP) in the course of Law of UFT, Campus of Palmas. The National Strategy for Intellectual Property (ENPI), provides to evaluate the possibility of inserting the discipline of IP as mandatory for the courses of Law, Exact Sciences and as optional in other courses, given the challenges that are presented to society aiming at new developments, foster the culture of IP in society and its ability to encourage creativity and innovation. The training and training of human resources in innovation, IP and Technology Transfer (TT) is provided for in Art. 15-A and Art. 26 of Law No. 10,973/2004 for ICTs that include teaching among their main activities. Law 13.005/2014 establishes in Goal 12, Strategy 12.7 the allocation of 10% (ten percent) of the total workload of undergraduate courses for university extension in a curricular way. Methodologically conducted in the case study modality, this research is characterized as bibliographic and documentary research of qualitative approach, descriptive and exploratory research. The results achieved demonstrated that the course has an approach to IP in discipline programs, in correlation with other areas. The PDI (2021-2025) of the university includes in its guidelines the stimulus to actions focused on fostering IP and entrepreneurship policy in order to direct efforts to change strategies and actions that aim to promote innovation in teaching, research and extension. At the end, it is suggested the spaces within the pedagogical project that are adequately possible for the approach of contents related to intellectual property rights, in order to be worked in a way linked to other legal contents. As the main product, a Conclusive Technical Report (RTC) was created, which is mandatory and in accordance with the list of acceptable products by the PROFNIIT program, an article published in a scientific journal, the CANVAS business model and the SWOT Matrix.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6574
Appears in Collections:Mestrado Profissional em em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNit

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cirleide Pereira dos Santos - Dissertação.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.