Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6558
Authors: Santos, Higor Leonardo Bispo dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Waldir Pereira da
Title: A educação musical na Assembleia de Deus Congregação Monte Sinai II em Palmas-TO
Keywords: Educação Musical.;Ensino de música.;Igrejas evangélicas.;Ministério de Louvor.
Issue Date: 21-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Higor Leonardo Bispo dos. A educação musical na Assembleia de Deus Congregação Monte Sinai II em Palmas-TO. 47 f. Monografia de Graduação - Curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-TO, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se propõe a estudar como ocorre o processo de educação musical na Assembleia de Deus Congregação Monte Sinai II em Palmas-To, abrangendo crianças e adultos que estão inseridos nesse espaço, com isso é possível detectar os resultados obtidos no processo de educação musical. Para a realização deste trabalho a metodologia a ser utilizada basear-se-á em uma ampla pesquisa bibliográfica na área específica e afim, história oral, e serão utilizados instrumentos de coletas de dados como entrevistas semiestruturadas e observação participante. A fundamentação teórica está alicerçada em Arroyo (2002), Blazina (2012), Figueiredo (2010), Freitas (2008), Kater (2004), e Queiroz (2012). Diante disso, verifica-se que o processo de educação musical ocorre através de ensaios individuais em casa com auxílio de aplicativos voltados à música e também ensaios na igreja com a colaboração da líder para sanar dúvidas. Percebe-se que a música exerce influência na vida daqueles que a utilizam e se apresenta de diferentes formas, no que se refere às maneiras de utilização, e é possível constatar que a evolução das habilidades dos músicos é contínua uma vez que a prática constante em suas vidas, também pela rotina de estudos e ensaios. Por outro lado é notório que o lado espiritual e social está interligado dentro deste ministério uma vez que o trabalho prestado pela igreja reflete na vida social dos partícipes. Sendo assim, a educação musical dentro do meio evangélico é de extrema relevância para o estudo proposto.
Abstract: The present work proposes to study how the musical education process occurs in the Assembly of God Congregation Monte Sinai II in Palmas-To, covering children and adults who are inserted in this space, with this it is possible to detect the results obtained in the musical education process. To carry out this work, the methodology to be used will be based on a wide bibliographical research in the specific and related area, oral history and data collection instruments will be used, such as semi-structured interviews and participant observation. The theoretical foundation is based on Arroyo (2002), Blazina (2012), Figueiredo (2010), Freitas (2008), Kater (2004), and Queiroz (2012). In view of this, it appears that the process of music education occurs through individual rehearsals at home with the help of music-oriented applications and also rehearsals in the church with the collaboration of the leader to solve doubts, it is clear that music influences life of those who use it and it presents itself in different ways, with regard to the ways of use, and it is possible to verify that the evolution of the musicians' skills is continuous since the constant practice in their lives, also through the routine of studies and rehearsals . On the other hand, it is clear that the spiritual and social side is interconnected within this ministry, since the work provided by the church reflects on the social life of the participants. Therefore, music education within the evangelical environment is extremely relevant for the proposed study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6558
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Educampo - Higor Leonardo Bispo dos Santos.pdf512.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.