Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6554
Authors: Silva, Lurdes Xavier da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivo Pereira da
Title: Ambientes de aprendizagem construídos por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática de Arraias-TO
Keywords: Educação Matemática;Formação inicial;Ambiente de aprendizagem;Etnomatemática
Issue Date: 10-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Lurdes Xavier da. Ambientes de aprendizagem construídos por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática de Arraias-TO. 2022. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia apresenta resultado de uma pesquisa que se construiu a partir da curiosidade de saber que momentos vividos por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática durante a trajetória de sua formação inicial se constituíram um ambiente de aprendizagem produtor de conhecimentos necessários a um professor de matemática. O objetivo foi evidenciar as experiências formadoras adquiridas em ambientes de aprendizagem vividos durante a minha formação inicial. O método de pesquisa utilizado para coleta das informações se fundamentou em narrativas autobiográficas. Um dos ambientes percebidos na pesquisa como ambientes de aprendizagem foram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o Laboratório de Educação Matemática- LEMAT, o Laboratório de Ensino de Matemática-LEM, o estágio supervisionado realizado na escola campo, as disciplinas de Etnomatemática e a Laboratório de Ensino de Matemática e também a vivência na comunidade rural Fazenda Soledade que pertence a Arraias-TO. A pesquisa desenvolvida mostrou que os momentos vividos,considerados e apresentados como ambiente de aprendizagem, foram responsáveis por esse novo olhar que a acadêmica teve para o local de sua origem e pelo desenvolvimento do processo de reflexão da acadêmica sobre esse tempo vivido no curso de Licenciatura em Matemática
Abstract: This monograph presents the result of a research that was expected from the curiosity of knowing which moments lived by an academic of the Licentiate in Mathematics course during the trajectory of her initial formation constituted a learning environment that produced the necessary knowledge for a teacher one of The objective was to highlight the experiences of initial formation. The research method used to collect information was based on autobiographical narratives. One of the environments perceived in the research as learning environments were the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, the Laboratório de Educação Matemática- LEMAT, the Laboratório de Ensino de Matemática-LEM, the supervised internship carried out at the field school, the disciplines of Ethnomathematics and the Mathematics Teaching Laboratory and also the experience in com rural Fazenda Soledade that belongs to Arraias-TO. The research carried out showed that the moments lived, considered and presented as a learning environment, were responsible for this new look that the academic had for the place of her origin and for the development of the reflection process of the academic about this time lived in the Degree course in math
URI: http://hdl.handle.net/11612/6554
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Lurdes Xavier da Silva.pdf853 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.