Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6541
Authors: OLIVEIRA, Benildes Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor: MELO, Márcio Araújo de
Title: Formação literária de leitores: uma pesquisa dialogada com o livro didático
Keywords: Leituras;mediações de leituras literárias;formação do leitor;livro didático;readings;mediations of literary readings;formation of the reader;textbook
Issue Date: 5-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: OLIVEIRA, Benildes Fernandes de. Formação literária de leitores: uma pesquisa dialogada com o livro didático. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: ensino de língua e literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho procurou desenvolver processos de mediações de leituras literárias na escola, como elemento importante para favorecer a formação do leitor literário. Com esse foco, foram desenvolvidas estratégias de ensino que permitissem a utilização do livro Didático de Língua Portuguesa, por ser um recurso didático acessível aos estudantes que participaram da pesquisa e utilizado por muitos profissionais da área para desenvolver leituras na escola. Nesse sentido foi realizado um estudo teórico para compreender a literatura, o leitor, as mediações de leituras e a literatura na Nova Base Nacional Curricular Comum. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa-ação de caráter interventivo, procurando analisar a aplicação das teorias às práticas pedagógicas, refletindo sobre os processos metodológicos no desenvolvimento da aplicação da atividade. Os instrumentos metodológicos utilizados abrangeram os procedimentos técnicos de coleta de dados, foram usados: questionário, produção de diários e notas de campo da pesquisadora sobre a implantação do processo de intervenção, conversas informais e gravação de áudio. O estudo foi desenvolvido durante 23 aulas ministradas pela professora/pesquisadora. O plano de intervenção foi elaborado contemplando o estudo do gênero literário conto, sendo assim selecionados os contos ―Aventura de um leitor‖ de Italo Calvino e ―Amor‖ de Clarice Lispector e contemplando a proposta do LDLP o conto ―Felicidade Clandestina‖ também da escritora Clarice Lispector, a sequencia também foram acrescentados do LDLP a imagem da obra ―Psiquê renascida pelo beijo do Cupido‖, de Antônio Canova, o poema ―Amor‖ de Carlos Drummond de Andrade e a canção ―Era uma vez‖ de Kell Smith. A proposta da pesquisa foi desenvolver mediações de leituras literárias na escola para incentivar o processo de formação do leitor literário. As atividades foram centradas em leituras e interações, de forma que o interesse em ler a obra literária fosse fortalecido nas relações e momentos de socializações, deixando em segundo plano, a leitura de caráter utilitário, o ler para responder atividades. O trabalho também se desenvolve baseado na concepção dialógica de língua e linguagem BAKHTIN (2006) e a abordagem sócio interacionista, em que a obra literária é vista como meio de interação e, consequentemente, como elemento de aprimoramento da consciência e da atividade mental do leitor.
Abstract: The present work searched to develop processes of mediations of literary readings in school, as an important element to favor the formation of the literary reader. With this focus, teaching strategies were developed that would allow the use of the Portuguese Language Textbook, as it is a didactic resource accessible to students who participated in the research and used by many professionals in the area to develop readings at school. In this sense, a theoretical study was carried out to understand the literature, the reader, the reading mediations and the literature in the New National Common Curriculum Base. The research methodology was the action-research of an interventional character, seeking to analyze the application of theories to pedagogical practices, reflecting on the methodological processes in the development of the application of the activity. The methodological instruments used cover the technical procedures for data collection, were used: questionnaire, production of the researcher's diaries and field notes on the implementation of the intervention process, informal conversations and audio recording. The study was developed during 23 classes taught by the teacher/researcher. The intervention plan was elaborated contemplating the study of the literary genre tale, thus selecting the short stories "As aventutras de um leitor " by Italo Calvino and "Amor" by Clarice Lispector and contemplating the proposal of LDLP the short story "Felicidade clandestina" also by the writer Clarice Lispector, the sequence was also added from LDLP the image of the work "Psiquê renascida do beijo do Cúpido", by Antônio Canova, the poem "Amor" by Carlos Drummond de Andrade and the song "Era ma vez" by Kell Smith. The research proposal was to develop mediations of literary readings in school in order to encourage the process of formation of the literary reader. The activities were centered on readings and interactions, so that the interest in reading the literary work was strengthened in the in relationships and moments of socializations, leaving in the background, reading of a utilitarian character, reading to answer activities. The work also develops based on the dialogical conception of language and language BAKHTIN (2006) and the interactionist socio-approach, in which literary work is seen as a means of interaction and, consequently, as an element of improvement of consciousness and mental activity of the reader.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6541
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENILDES FERNANDES DE OLIVEIRA-DISSERTAÇÃO-PROFLETRAS.pdf3.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.