Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6538
Authors: PEREIRA, Iodete Elias
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Luiza Helena Oliveira da
Title: Entre o clássico e a literatura cor-de-rosa: Formação de leitores literários em escola de educação básica maranhense
Keywords: formação de leitores literários;literatura canônica;literatura cor-de-rosa;semiótica;formation of literary readers;canonical literature;pink literature;semiotics
Issue Date: 6-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: PEREIRA, Iodete Elias. Entre o clássico e a literatura cor-de-rosa: Formação de leitores literários em escola de educação básica maranhense. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: ensino de língua e literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho registra os resultados de uma pesquisa-ação, cujo objetivo principal visa a contribuir para pensar estratégias de reformulação do trabalho com leitura literária na escola através da mediação do professor, contribuindo para a formação de leitores literários de alunos da educação básica. Para isso, propusemos um diálogo entre um romance considerado clássico da literatura brasileira do Romantismo e um exemplar da literatura chamada “cor-de-rosa”, de gosto popular, que contém, a despeito da aparente simplicidade narrativa e de displicente trabalho poético da linguagem, elementos que favorecem o gosto pela ficção e trazem enredo que se aproxima das estratégicas do romance romântico. Partimos do pressuposto de que a escola é lugar privilegiado para a formação do leitor literário, oferecendo-o as ferramentas necessárias para a apreensão sensível e inteligível, da ordem do prazer e da fruição. O desafio, contudo, está em aproximar os alunos da educação básica do gosto pelo literário, quando suas atenções parecem privilegiar outras modalidades de leitura de natureza mais acelerada e pragmática. As atividades aqui apresentadas e analisadas tiveram como lócus escola pública da cidade de Imperatriz, sul do Maranhão, e se fundamentaram nos estudos sobre leitura na perspectiva da semiótica discursiva, do letramento literário e da literatura brasileira.
Abstract: This paper records the results of an action research, whose main objective is to contribute to think strategies of reformulation of the work with literary reading in school through teacher mediation, contributing to the formation of literary readers of students of basic education. To this end, we proposed a dialogue between a novel considered classic in the Brazilian Romantic literature and a copy of the popularly called “pink” literature, which contains, despite the apparent narrative simplicity and careless poetic work of language. , elements that favor the taste for fiction and bring plot that comes close to the strategies of romantic romance. We start from the assumption that the school is a privileged place for the formation of the literary reader, offering him the necessary tools for the sensitive and intelligible apprehension of the order of pleasure and enjoyment. The challenge, however, lies in bringing students closer to basic education and the taste for the literary, when their attention seems to favor other modes of reading of a more accelerated and pragmatic nature. The activities presented and analyzed here were public school in the city of Imperatriz, southern Maranhão, and were based on studies on reading from the perspective of discursive semiotics, literary literacy and Brazilian literature.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6538
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IODETE ELIAS PEREIRA-DISSERTAÇÃO-PROFLETRAS.pdf5.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.