Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6468
Authors: PAIXÃO, Karollyne Santana
metadata.dc.contributor.advisor: MARIANO, Wagner dos Santos
Title: ACHADOS SOBRE ARBOVIROSES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: textos, contextos e abordagens contemporâneas em saúde pública
Keywords: PNLD 2020;BNCC;Conceitos científicos;Discente;Scientific concepts;Student
Issue Date: 16-Sep-2022
Citation: PAIXÃO, Karollyne Santana. ACHADOS SOBRE ARBOVIROSES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: textos, contextos e abordagens contemporâneas em saúde pública. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado acadêmico) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: As arboviroses são doenças consideradas uma problemática de saúde pública levando em consideração o seu potencial de disseminação e acomodação em ambientes propícios, onde, nesse contexto é fundamental que hajam intervenções e estudos diversos acerca de tal tema, tais como, o desenvolvimento de abordagens nos Livros Didáticos (LD), material considerado como um dos principais meios de pesquisa e acesso para a maioria dos alunos da rede pública. Nessa vertente, esta pesquisa objetivou analisar as informações publicadas sobre arboviroses nos LDs de Ciências aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Para tal, foram analisados 28 livros didáticos de Ciências de 7 coleções do ensino fundamental (6º ao 9º ano) verificando o número de páginas, o conteúdo, os recursos visuais relacionado ao tema. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual balizou-se nas técnicas e preceitos propostos pela análise de conteúdo descritos por Laurence Bardin. A partir da análise dos textos e com base nos livros analisados, destaca-se que 18 não apresentam conteúdos relacionados às arboviroses, seja destacando a importância da vacinação ou os cuidados acerca do saneamento básico e lixões a céu aberto, tópicos importantes que devem ser explicitados, além dos processos biológicos, ademais, nos LDs analisados do 8º ano não há informações alguma acerca de tal tema, este fato pode estar relacionado com os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visto que a maioria dos conteúdos abordados nesse materiais são relacionados principalmente a física, em contrapartida, os livros do 7º ano são, em sua maioria, os que apresentam com maior intensidade a temática estudada. Desse modo, destaca-se que o LD deve propiciar a construção e reflexão crítica dos conceitos científicos, onde, para que o aluno promova sua própria saúde, é primordial que haja a divulgação de situações geradoras de pensamentos que possam auxiliar para o desenvolvimento de ações coletivas, possibilitando uma qualidade de vida melhor, além da saúde individual e da comunidade em que o discente está inserido.
Abstract: Arboviroses are diseases considered a public health problem taking into account their potential for dissemination and accommodation in favorable environments, where, in this context, it is essential that there are various interventions and studies on this topic, such as the development of approaches in Textbooks (LD), material considered as one of the main means of research and access for most public school students. Nessa vertente, esta pesquisa objetivou analisar as informações publicadas sobre arboviroses nos LDs de Ciências aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. To this end, 28 science textbooks from 7 elementary school collections (6th to 9th grade) were analyzed, verifying the number of pages, the content, and the visual resources related to the theme. This study was characterized as a qualitative research, which was based on the techniques and precepts proposed by the content analysis described by Laurence Bardin. From the analysis of the texts and based on the books analyzed, it is noteworthy that 18 do not present content related to arboviroses, either by highlighting the importance of vaccination or the care about basic sanitation and open dumps, important topics that should be explained, besides the biological processes, This fact may be related to the objects of knowledge of the Common National Curricular Base (BNCC), since most of the content addressed in these materials are mainly related to physics, in contrast, the books of the 7th grade are, for the most part, the ones that present with greater intensity the theme studied. Thus, it is noteworthy that the textbook should promote the construction and critical reflection of scientific concepts, where, for students to promote their own health, it is essential that there is the dissemination of thought-provoking situations that can assist in the development of collective actions, enabling a better quality of life, in addition to individual health and the health of the community in which the student is inserted.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6468
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAROLLYNE SANTANA PAIXÃO-DISSERTAÇÃO-MATEMÁTICA.pdf9.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.