Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6460
Authors: Carmo, Andreia Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Doutor João de Deus
Title: Gestos de Silenciamento e Autoria no Livro Didático: uma leitura de arquivo.
Keywords: Gestos de silenciamento,;Autoria,;Livro didático.;Gestos de silenciamiento,;Archivo,;Libro didáctico.
Issue Date: 1-Feb-2024
Citation: CARMO, Andreia Nascimento. GESTOS DE SILENCIAMENTO E AUTORIA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA LEITURA DE ARQUIVO. 2023. 211 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Nesta tese, investigamos o modo como uma notícia e uma reportagem oriundas da formação discursiva jornalística foram reacomodadas no âmbito da formação discursiva pedagógica, tendo por enfoque o livro didático do Ensino Médio da área da Linguagens. Salientamos que a (re)formulação desses textos no domínio discursivo pedagógico é instituída a partir do apagamento de determinados recortes textuais no fio intradiscursivo. Trabalhamos com o seguinte objetivo geral: analisar e problematizar o funcionamento do silenciamento de sentidos, a partir da reacomodação de uma reportagem e de uma notícia no âmbito do livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Os objetivos específicos estão assim estruturados: 1- identificar como as mesmas sequências discursivas dos textos em foco produzem efeitos de sentido distintos na passagem de uma formação discursiva para a outra; 2- analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências discursivas apagadas, tomando como parâmetro a significação dos sentidos em cada uma das formações discursivas em foco; 3- verificar como o efeito-autoria se constitui no movimento de reacomodação dos textos em análise para o livro didático ante às regulamentações dos Aparelhos Ideológicos Escolar, o Religioso e o Estado. Assim, dimensionamos a seguinte pergunta de pesquisa: como o silenciamento de sentidos está funcionando, a partir do apagamento de determinados recortes suprimidos de uma reportagem e de uma notícia reacomodadas no âmbito do livro didático de Língua Portuguesa? Ancorados teórica e metodologicamente na Análise de Discurso materialista de base pecheuxtiana, ressaltamos que esse apagamento não é contingente. Portanto, consideramos pertinente abordar uma especificidade do funcionamento da autoria: a produção do arquivo constitutivo do livro didático, levando em conta a sua inscrição no interior dos Aparelhos Ideológicos. Desse modo, concebendo o livro didático como um objeto simbólico e como um espaço de circulação de múltiplos saberes a serem ensinados/aprendidos em idade escolar, afirmamos que ele se configura tanto como um lugar de estabilização de saberes institucionalizados, como um espaço de discussão e produção de saberes outros, indesejados no campo pedagógico. Embora haja a compreensão de que a produção dos livros didáticos no Brasil é regulada institucionalmente por normas que indicam, inclusive, a quantidade de páginas que eles devem apresentar, aventamos a hipótese de que os recortes apagados dos textos que passaram a circular via livro didático tiveram uma interdição, eles foram censurados; ora o apagamento de recortes específicos silencia sentidos que não se quer deixar produzir; ora a exibição de recortes determinados demonstra aquilo que se deseja mostrar, silenciando, pelo dito, o que não se pode deixar dizer/ver. Dada a perspectiva teórico- metodológica que sustenta esta pesquisa, fundamentamos e produzimos nossos gestos de interpretação, tomando o nosso corpus analítico na forma de recortes discursivos para, em seguida, examinarmos as sequências discursivas que nos ajudam a compreender o modo como os processos discursivos de apagamento instituídos no eixo da formulação provoca o silenciamento de sentidos que são possíveis, mas que, pela relação de forças, estão interditados. As análises evidenciam que na passagem de uma formação discursiva para a outra os efeitos de sentido produzidos são distintos, e, a partir dos mecanismos de apagamento, interditam-se as discursividades não filiadas à formação discursiva pedagógica.
Abstract: En esta tesis, investigamos el modo como una noticia y un reportaje oriundos de la formación discursiva periodística fueron reordenadas en el ámbito de la formación discursiva pedagógica, con enfoque en el libro didáctico de la Enseñanza Media del área de Lenguajes. Resaltamos que la (re)formulación de esos textos en el dominio discursivo pedagógico se instituye a partir del apagamiento de determinados recortes textuales en el hilo intradiscursivo. Trabajamos con el siguiente objetivo general: analizar y problematizar el funcionamiento del silenciamiento de sentidos, a partir de la reordenación de un reportaje y de una noticia en el ámbito del libro didáctico de Lengua Portuguesa de la Enseñanza Media. Los objetivos específicos se estructuran de la siguiente manera: 1- identificar como las mismas secuencias discursivas de los textos en foco producem efectos de sentido distintos en el paso de una formación discursiva a otra; 2- analizar los efectos de sentido producidos a partir de las secuencias discursivas suprimidas, tomando como parámetro el significado de los sentidos en cada una de las formaciones discursivas en foco; 3- verificar como el efecto-autoría se constituye en el movimiento de reordenación de los textos en análisis para el libro didáctico ante los reglamentos de los Aparatos Ideológicos Escolar, Religioso y Estatal. Así, dimensionamos la siguiente pregunta de investigación: ¿cómo estará funcionando el silenciamiento de sentidos, a partir del apagamiento de determinados recortes extraídos de un reportaje y de una noticia reordenados en el ámbito del libro didáctico de Lengua Portuguesa? Basados teórica y metodológicamente en el Análisis de Discurso materialista pecheuxtiana, destacamos que ese apagamiento no es contingente. Por lo tanto, consideramos relevante abordar una especificidad del funcionamiento de la autoría: la producción del archivo constitutivo del libro didáctico, teniendo en cuenta su inscripción en el interior de los Aparatos Ideológicos. De esa forma, concibiendo el libro didáctico como objeto simbólico y como espacio de circulación de múltiples saberes a ser enseñados/aprendidos en la edad escolar, afirmamos que él se configura tanto como lugar de estabilización de saberes institucionalizados, como espacio de discusión y producción de otros saberes, no deseados en el campo pedagógico. Aunque haya el entendimiento de que la producción de libros didácticos en Brasil se encuentra regulada institucionalmente por normas que incluso indican el número de páginas que deben presentar, hipotetizamos que los recortes suprimidos de los textos que pasaron a circular por el libro didáctico tuvieron una interdicción, fueron censurados; a veces la supresión de determinados recortes silencia sentidos que no se quiere que se produzcan; otras veces, la exhibición de determinados recortes demuestra lo que se quiere mostrar, silenciando, a través del dicho, lo que no se puede decir/ver. Dada la perspectiva teórico-metodológica que sostiene esta investigación, fundamentamos y producimos nuestros gestos de interpretación, presentamos nuestro corpus analítico en la forma de recortes discursivos para, enseguida, examinar las secuencias discursivas que nos ayudan a comprender el modo como los procesos discursivos de apagamiento establecidos en el eje de la formulación provoca el silenciamiento de sentidos que son posibles, pero que, por la relación de fuerzas, están prohibidos. Los análisis evidencian que, en el paso de una formación discursiva a otra, los efectos de sentido producidos son diferentes y, a partir de los mecanismos de apagamiento, se prohíben las discursividades no afiliadas a la formación discursiva pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6460
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