Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6446
Authors: Sousa, Dijan Leal de
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma análise a partir da prática docente de professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Imperatriz - MA, sob o prisma da transdisciplinaridade.
Keywords: Alfabetização,;Letramento,;Transdisciplinaridade,;Ensino Fundamental.;Literacy,;Reading and writing skills,;Transdisciplinarity,;Elementary School.
Issue Date: 1-Feb-2024
Citation: SOUSA, Dijan Leal de. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma análise a partir da prática docente de professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Imperatriz - MA, sob o prisma da transdisciplinaridade. 2022. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese aborda a concepção de professoras alfabetizadoras sobre o letramento no processo de alfabetização à luz da metodologia transdisciplinar. Nosso principal objetivo é defender a tese que os princípios epistemológicos que fundamentam o paradigma científico moderno constituem o principal entrave que inviabiliza uma prática metodológica, de ensino da leitura e da escrita, em que os processos de alfabetização e de letramento ocorram de modo efetivo e simultâneo. Para alcançar o objetivo proposto, selecionamos um referencial bibliográfico que nos possibilitou a fundamentação para a análise dos dados gerados durante a pesquisa, incluindo, entre outras, as abordagens teóricas dos seguintes autores: Morin (1996; 2000; 2005; 2005; 2015); Santos (1988; 2002; 2014); Moraes (2008; 2011; 2015); Petraglia (1995; 2006; 2013); D’Ambrósio (1997; 2017); Nicolescu (1999; 2000; 2002; 2012); Soares (2004; 2014; 2015); Kleiman (1995; 2005; 2008; 2010); Tfouni (1988; 2005; 2013); e Freire (1982; 1987; 1996). O percurso metodológico se orientou pelo tipo de pesquisa de estudo de caso, seguindo a abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram: a análise documental; a observação não participante; a entrevista semiestruturada; e o registro autobiográfico. Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo como caminho para interpretação das informações geradas. Como resultado das análises, destacamos que as professoras compreendem conceitualmente a alfabetização e o letramento como processos distintos e não hierarquizados, assim como reconhecem uma relação direta entre práticas de letramento e a utilização de gêneros textuais diversificados no desenvolvimento de atividades de leitura e escrita. Entretanto, apenas uma das professoras observadas realiza os processos simultaneamente em suas aulas, pois, na prática das demais professoras, o processo de alfabetização prevalece como mais relevante, sendo considerado um pré-requisito para o desenvolvimento do letramento escolar, uma vez que consideram que é preciso primeiro dominar a técnica de leitura e de escrita para somente depois utilizá-la em situações práticas. Com base nessas considerações, nossa proposição de tese parte da premissa de que os princípios epistemológicos do paradigma científico moderno, disjunção e fragmentação, constituem um dos entraves para a efetivação de uma prática metodológica de alfabetização e letramento, uma vez que ainda é muito forte a presença desses princípios nas práticas observadas. Em relação à transdisciplinaridade, todas as professoras apresentaram algum indício epistemológico que fundamenta essa metodologia, contudo as práticas e posturas manifestadas por elas foram desenvolvidas de modo inconsciente, uma vez que todas desconhecem o conceito e os princípios epistemológicos de uma prática docente transdisciplinar.
Abstract: This thesis approaches the conception of literacy teachers about reading and writing skills in the literacy process in the light of the transdisciplinary methodology. Our main objective is to defend the thesis that the epistemological principles that underlie the modern scientific paradigm constitute the main obstacle that prevents a methodological practice, of teaching reading and writing, in which the literacy and reading and writing skill processes occur effectively and simultaneously. In order to achieve the proposed objective, we selected a bibliographic reference that provided the basis for the analysis of the data generated during the research, including, among others, the theoretical approaches of the following authors: Morin (1996; 2000; 2005; 2005; 2015); Santos (1988; 2002; 2014); Moraes (2008; 2011; 2015); Petraglia (1995; 2006; 2013); D'Ambrósio (1997; 2017); Nicolescu (1999; 2000; 2002; 2012); Soares (2004; 2014; 2015); Kleiman (1995; 2005; 2008; 2010); Tfouni (1988; 2005; 2013); and Freire (1982; 1987; 1996). The methodological course was guided by the type of case study research, following the qualitative approach. The data generation instruments used were: document analysis; non-participant observation; the semi-structured interview; and the autobiographical record. For data processing, we used content analysis as a way to interpret the information generated. As a result of the analyses, we emphasize that the teachers conceptually understand literacy and reading and writing skills as distinct and non-hierarchical processes, as well as recognizing a direct relationship between literacy practices and the use of diverse textual genres in the development of reading and writing activities. However, only one of the observed teachers carries out the processes simultaneously in her classes, because, in the practice of the other teachers, the literacy process prevails as the most relevant, being considered a prerequisite for the development of school literacy, since they consider that it is first necessary to master the technique of reading and writing and only then use it in practical situations. Based on these considerations, our thesis proposal starts from the premise that the epistemological principles of the modern scientific paradigm, disjunction and fragmentation, constitute one of the obstacles to the realization of a methodological practice of literacy and reading and writing skills, since the presence of these principles is still observed in the practices. In relation to transdisciplinarity, all the teachers presented some epistemological evidence that underlies this methodology, however the practices and attitudes manifested by them were developed unconsciously, since they are all unaware of the concept and epistemological principles of a transdisciplinary teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6446
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

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