Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6436
Authors: AGUIAR, Luciara da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: SANTOS, Claudia Scareli dos
Title: Parque Nacional da Chapada das Mesas como espaço não formal para o ensino de Educação Ambiental em Carolina, MA
Keywords: Biologia;Ensino Médio;Metodologias;Recursos Naturais;Biology;High school;Methodologies;Natural resources
Issue Date: 31-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AGUIAR, Luciara da Silva. Parque Nacional da Chapada das Mesas como espaço não formal para o ensino de Educação Ambiental em Carolina, MA. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Diante os impactos ambientais ocasionados pela utilização dos recursos naturais sem a preocupação com as presentes e futuras gerações, surgiu a Educação Ambiental como forma de enfrentar e minimizar os problemas ambientais acarretado pelo modelo capitalista predatório e exploratório. A Educação Ambiental (EA) deve ser oferecida de forma transversal em todos os níveis de ensino e em programas específicos direcionados para a comunidade, preparando o cidadão para uma participação na defesa do meio ambiente, o espaço não formal para o ensino de EA é essencial para o aprendizado do aluno. O presente trabalho teve como objetivos identificar as práticas e discursos ambientais assim como verificar as concepções de meio ambiente presentes no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola Centro de Ensino Sertao Maranhense, na cidade de Carolina, situado no sul do Maranhão; analisar nos Livros Didáticos (LDs) de Biologia quanto aos conteúdos voltados à EA; mapear e descrever locais no Parque Nacional da Chapada das Mesas para realização de práticas de EA; elaborar quadros temáticos sobre EA relacionado aos conteúdos de Biologia e propor atividades voltadas a EA para serem trabalhadas no Parque Nacional da Chapada das Mesas. O estudo foi caracterizado como uma pesquisa qualitativa exploratória, como instrumento de recolha foi utilizado a análise documental do PPP e dos Livros Didádicos (LDs); para a confecção dos quadros temáticos e as atividades de EA foram utilizadas bibliografias específicas. Após a análise do PPP, foi identificado que o panorama da EA na escola é multifacetada, pois se encontra de forma dispersa e pouco contextualizada no documento, o tema EA foi mencionado apenas uma vez no PPP, associando-a com as disciplinas eletivas trabalhada de forma multidisciplinar e não faz menção ao desenvolvimento de um projeto específico de EA. Não foi possível identificar diante a análise do PPP ações de EA envolvendo a Unidade de Conservação presente na cidade. Quanto aos conteúdos dos LDs, foi identificado que os livros do 1° e 2° Ano apresentaram mais ênfase no que diz respeito as questões ambientais, já o livro do 3° Ano diante a implantação da nova BNCC em 2018 e com as mudanças dos livros, não foi possível identificar nenhum conteúdo relacionado a temática ambiental. Foram elaborados quatro quadros temáticos referentes aos temas fauna, flora, recursos hídricos e diversidades étnicas e culturais, enfatizando que o uso de Unidades de Conservação para o ensino de EA são imprescidíveis para o ensino aprendizagem do aluno. As ações pedagógicas propostas para serem desenvolvidas no Parque Nacional Chapada das Mesas, envolvem a realização de visitas, trilhas, estudo científico do bioma Cerrado, intervindo nas ações referentes ao desmatamento, geração de lixo, queimadas, erosão do solo entre outros.
Abstract: In face of environmental impacts caused by unrestricted use of natural resources with no regard for the present and future generations, environment education was created as a form to face and decrease environmental problems entailed by predatory and exploratory capitalism. Environmental Education (EE) must be offered as a cross-cutting action in all levels of teaching and in specific programs directed to the community, preparing the citizen to protect the environment; therefore, a non-formal learning space for EE is critical for student’s education. The study’s aims are to identify environment practices and discourses as well as verify environment conceptions present on the Political Pedagogical Projects (PPP) of the Centro de Ensino Sertão Maranhense teaching unit, in Carolina city, south of Maranhão state; analyze biology textbooks regarding EE content; map and describe places on the Chapada das Mesas National Park to carry out EE practices; create thematic boards about EE related to biology and suggest EE activities to be performed at Chapada das Mesas National Park. The present work was characterized as an exploratory qualitative study, document analysis of PPP and textbooks were used as an instrument of data collection; specific bibliography was used to create thematic boards and EE activities. After PPP analysis, we identified that EE on schools is multi-layered, because it’s found in a scattered form and with little contextualization in the document. EE was mentioned only once on PPP, associating it to multidisciplinary elective disciplines and there is no mention of a specific EE project. It was not possible to identify actions of EE regarding analysis of PPP involving the city’s Conservation Unit. Regarding textbooks content, we identified that the books from first and second year of high school had more emphasis on environmental questions, whereas the third-year textbook had no content related to the environment, considering the implementation of the new National Common Curricular Base in 2018 and textbook changes. Four thematic boards were developed referring to fauna, flora, hydric resources and ethnic and cultural diversities, emphasizing that Conservation Units for EE learning are essential to students’ teaching-learning process. The pedagogical actions’ suggested to be performed at the Chapada das Mesas National Park include visits, trails and scientific studies of the Cerrado biome, interfering on actions related to deforestation, waste generation, fires, soil erosion and more.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6436
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIARA DA SILVA AGUIAR-TCC-BIOLOGIA.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.