Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFILHO, Miguel Pacífico-
dc.contributor.authorFERREIRA, Makes Darley Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-30T19:58:15Z-
dc.date.available2024-01-30T19:58:15Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationO processo educacional no âmbito brasileiro, retrata diferentes modos em sua historicidade, em especial ao analisarmos o ensino superior, tal como sua criação e exercício, mostrando seus papeis fundamentais na sociedade brasileira, sua expansão, sua trajetória, suas colunas empíricas e sociais, que levantam assuntos eminentes a transformação do seu meio. Aplicar esse conhecimento a quem delimita e está dentro dela, na relação de aluno, que compõe o núcleo e a base, gera uma percepção crítica sobre como devemos lidar com quem obtém da sua finalidade, por meio do estudo, compreensão, didática e outros assuntos pertinentes ao meio acadêmico. Ao realizar o recorte estrutural em especial aos alunos de geografia da UFT que estão matriculados entre os anos de 2018 a 2022, podemos conhecer quem são estes, quais foram as suas trajetórias para incluí-los no meio universitário, tal como seus enfrentamentos, debates morais, sociais e para além dos muros da universidade. Compreender e analisar estes fatos, gera um olhar analítico sobre como o ensino se estrutura na teoria e também na prática, ocasionando assim um acervo de conhecimento interpessoal e coletivo para a sociedade e também ao meio estudantil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6415-
dc.description.abstractThe educational process in the Brazilian context portrays different modes in its historicity, especially when analyzing higher education, such as its creation and exercise, showing its fundamental roles in Brazilian society, its expansion, its trajectory, its empirical and social columns, which raise eminent issues the transformation of its environment. Applying this knowledge to those who delimit and are within it, in the student relationship, which composes the nucleus and the base, generates a critical perception about how we should deal with those who obtain their purpose, through study, understanding, didactics and other subjects pertinent to the academic environment. By performing the structural cut in particular to geography UFT students who are enrolled between 2018 and 2022, we can know who these are, what were their trajectories to include them in the university environment, such as their confrontations, moral debates, social debates and beyond the university walls. Understanding and analyzing these facts generates an analytical view of how teaching is structured in theory and also in practice, thus causing a collection of interpersonal and collective knowledge for society and also in the student environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsMakes Darley Oliveira Ferreirapt_BR
dc.subjectAnalíticopt_BR
dc.subjectBasept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAnalyticalpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleTrajetórias de Afiliação dos Estudantes de Geografia da UFNTpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoFERREIRA, Makes Darley Oliveira. Trajetórias de Afiliação dos Estudantes de Geografia da UFNT. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAKES DARLEY OLIVEIRA FERREIRA-TCC-GEOGRAFIA.pdf736.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.