Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6407
Authors: FERREIRA, Wellyson Junior Sousa.
metadata.dc.contributor.advisor: CARNEIRO, Rogerio dos Santos.
Title: Jogos e materiais concretos no ensino de matemática:
Keywords: Ensino de Matemática,;BNCC,;DCT,;Análise documental,;Teaching Mathematics,;Classroom,;Document analysis.
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Wellyson Junior Sousa. JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: o que dizem os documentos norteadores da educação. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Matemática perpassa por diversas mudanças ao longo do tempo, de certa forma abandonando os métodos tradicionais, caracterizados pela exposição e pela mecanização dos exercícios de fixação, comumente associados a esta abordagem. Passando pela década de 1950 até os tempos atuais, autores como Albuquerque (1953), Grando (2000) e Lorenzato (2006), evidenciaram que a utilização de jogos didáticos para o ensino de Matemática pode melhorar a aprendizagem do aluno em contato direto com este tipo de ação. Para concretizar esta mudança, este entendimento precisa ser colocado em prática pelas instituições e documentos que regem o processo educacional no Brasil. Dessa forma, este trabalho, com enfoque qualitativo, teve como objetivo compreender como os documentos norteadores da Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular do Tocantins (DCT), orientam a utilização de jogos e materiais concretos durante o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos em sala de aula. Para tanto realizou se uma revisão bibliográfica acerca dos métodos de ensino de Matemática, dos processos para utilização de jogos e materiais concretos em contextos educacionais e, em específico para o ensino de Matemática, concluindo com um mapeamento e análise documental para entender como os documentos norteadores da Educação no país indicam e orientam esta utilização. Os resultados obtidos mostram que a BNCC não contempla de maneira significativa esta tendência, deixando de lado e abordando de maneira genérica apenas em um tópico durante toda a elaboração; Já o DCT aborda de maneira diversa a utilização de jogos e materiais concretos e questões relacionadas aos mesmos, indicando este uso na coluna relacionada criada para sugestões pedagógicas. Desse modo essas indicações devem ser incentivadas pois carregam grande poder de influência e mudança capaz de modificar positivamente os panoramas atuais para o ensino de Matemática.
Abstract: Mathematics teaching has undergone several changes over time, somewhat abandoning traditional methods, characterized by exposure and mechanization of fixation exercises, commonly associated with this approach. Going through the 1950s to current times, authors such as Albuquerque (1953), Grando (2000) and Lorenzato (2006), showed that the use of didactic games for teaching Mathematics can improve student learning in direct contact with this type of action. To achieve this change, this understanding needs to be put into practice by the institutions and documents that govern the educational process in Brazil. Thus, this work, with a qualitative focus, aimed to understand how the guiding documents of Education, the National Common Curricular Base (BNCC) and the Tocantins Curricular Document (DCT), guide the use of games and concrete materials during the teaching and learning of mathematical concepts in the classroom. classroom. To this end, a bibliographical review was carried out on Mathematics teaching methods, processes for using games and concrete materials in educational contexts and, specifically for Mathematics teaching, concluding with a mapping and document analysis to understand how the guiding documents of Education in the country indicate and guide this use. The results obtained show that the BNCC does not significantly consider this trend, leaving it aside and covering it in a generic way only on one topic throughout the preparation; The DCT addresses the use of games and concrete materials and issues related to them in a different way, indicating this use in the related column created for pedagogical suggestions. Therefore, these indications should be encouraged as they carry great power of influence and change capable of positively modifying the current panoramas for Mathematics teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6407
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