Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6405
Authors: Lima, Maria Eduarda Neves
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Title: Construindo Sentidos a partir da Leitura de Textos Multimodais: uma Experiência com o Gênero Charge na Sala de Aula.
Keywords: Gramática do Design Visual,;ensino de leitura de textos multimodais,;charge.;Grammar of Visual Design,;Design; teaching reading multimodal texts,
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Maria Eduarda Neves. CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CHARGE NA SALA DE AULA. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Resumo: Este artigo relata uma experiência de leitura do gênero textual charge em sala de aula, realizada como estratégia de multiletramento para o Ensino Médio. Atualmente, há vários tipos de configurações de textos que circulam na sociedade, principalmente, a partir da expansão dos ambientes de comunicação digital, os quais requerem novos letramentos por parte de leitores e produtores. Desse modo, torna-se cada vez mais evidente a importância de que as práticas escolares de letramento precisam ser repensadas continuamente com enfoque nos usos sociais da linguagem. Nesse sentido, este texto narra e discute, a partir de uma reflexão sobre a prática, as fases vivenciadas por nós ao longo da experiência de sala de aula mencionada, considerando: os estudos teóricos preparatórios, o planejamento e a regência de aula com aplicação de atividades direcionadas à leitura e à interpretação do gênero charge. Para isso, utilizamos o aporte teórico da Semiótica Social da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen ([1996] 2006), em interlocução com a abordagem teórica da Linguística Sistêmico- Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). A partir da proposta de leitura baseada na GDV, podemos mensurar como diferentes perspectivas de análise semiótica podem contribuir para a geração de sentido de textos imagéticos.
Abstract: Abstract: This report an experience of reading the textual genre charge in the classroom, carried out as a multiliteracy strategy for High School. Currently, there are several types of text configurations that circulate in society, mainly from the advent of digital communication environments, which require new literacies on the part of readers and producers. Thus, it becomes increasingly evident the importance that school literacy practices need to be continually rethought with a focus on the social uses of language. In this sense, this text narrates and discusses, from a reflection on the practice, all the phases lived during the mentioned classroom experience, from the preparation with theoretical studies to the stages of planning to conducting, as well as the application of classes on the genre charge. For this, we use the theoretical contribution of the Social Semiotics of the Grammar of Visual Design (GDV), by Kress and van Leeuwen (2006 [1996]), in dialogue with the theoretical approach of Systemic- Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). From the reading proposal based on the GDV, we can measure how different semiotic sources can contribute to the generation of meaning in imagistic texts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6405
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - MARIA EDUARDA NEVES LIMA.pdf554.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.