Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6391
Authors: Silva, Eduarda de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Palmieri, Luciane Jatobá
Title: Avaliação a Serviço da Aprendizagem: Reflexões no Aperfeiçoamento das Práticas Pedagógicas de Professores de Química do Ensino Médio.
Keywords: Avaliação,;Aprendizagem,;Ensino de Química,;Pesquisa bibliográfica.;Evaluation,;Chemistry teaching,;Bibliographic research.
Issue Date: 30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Eduarda de Sousa. AVALIAÇÃO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES NO APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A avaliação escolar deve ser entendida como ferramenta auxiliadora no direcionamento das práticas pedagógicas de professores para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos. Nesse sentido, mobilizamos o seguinte problema de pesquisa: como a avaliação no ensino de Química tem sido utilizada para o direcionamento da prática pedagógica no Ensino Médio? O presente trabalho buscou investigar como a avaliação tem sido utilizada para o direcionamento das práticas pedagógicas de professores de Química do Ensino Médio. Com isso, propusemos realizar uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, buscando analisar o Qualis Periódicos (A1-A4) presentes na Plataforma Sucupira com avaliação quadrienal de 2017-2020; os Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (2006-2020) e os artigos e trabalhos de eventos presentes no Google Acadêmico (2012-2022). Como principais resultados, destacamos que a avaliação possibilita o professor a compreender, refletir, orientar e inovar as práticas pedagógicas. Além disso, ela representa uma oportunidade de aprendizagem, identificação de dificuldades e regulação no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, nos permite perceber, que a avaliação no ensino de Química pode ir além de apenas atribuir notas e certificação da aprendizagem. Logo, reconhecemos que a avaliação tem um papel de orientar professores em seus planejamentos pedagógicos, direcionando para melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: School evaluation should be understood as an auxiliary tool in directing teachers' pedagogical practices for the development of meaningful learning for students. In this sense, we mobilized the following research problem: how has evaluation in Chemistry teaching been used to direct pedagogical practice in High School? The present work sought to investigate how evaluation has been used to direct the pedagogical practices of high school Chemistry teachers. With this, we proposed to carry out a qualitative bibliographical review, seeking to analyze the Qualis Periodicals (A1-A4) present in the Sucupira Platform with a four-year evaluation from 2017-2020; the Annals of the National Chemistry Teaching Meeting (2006-2020) and the articles and works from events present in Google Scholar (2012-2022). As main results, we emphasize that the evaluation enables the teacher to understand, reflect, guide and innovate the pedagogical practices. In addition, it represents an opportunity for learning, identifying difficulties and regulating the teaching and learning process. Therefore, it allows us to realize that evaluation in Chemistry teaching can go beyond just assigning grades and certification of learning. Therefore, we recognize that evaluation has a role in guiding teachers in their pedagogical planning, directing improvements in the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6391
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - EDUARDA DE SOUSA SILVA.pdf893.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.