Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6380
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dc.contributor.advisorFONSECA, Adriano.-
dc.contributor.authorFREITAS, Jakelyne Lima de.-
dc.date.accessioned2024-01-30T12:08:05Z-
dc.date.available2024-01-30T12:08:05Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationFREITAS, Jakelyne Lima de. SABERES E FAZERES DO PEDREIRO NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6380-
dc.description.abstractThe construction of acquisitions comprises a mathematical knowledge necessary for the survival of the human species. It is in this context that the professional bricklayer emerges, who builds a set of knowledge and cultural practices necessary for the construction of good houses, which have adequate infrastructure to house their residents, without infiltrations or landslides. This ethnomathematical knowledge involves mathematical relations in language games produced and mobilized mainly through experience, acquired through daily work and through the transmission of knowledge from bricklayer-teachers to bricklayer-beginners. Thus, this Course Completion Work (TCC) intends to obtain answers to the following question: how are the knowledge and practices of bricklayers presented in Brazilian research in Ethnomathematics and their similarities? Presenting a research supported by the Ethnomathematics Program of Ubiratan D'Ambrosio, whose theme consists of the bricklayer's ethnomathematics and whose objective is to understand which types of knowledge and actions of the bricklayers are evidenced/perceived by Brazilian works in Ethnomathematics that occur in diverse cultural and geographic contexts , in terms of their similarities. To this end, a qualitative approach is assumed and the concept of knowledge from experience and the Wittgensteinian concepts of family resemblances and language games are mobilized, as they are treated in the field of Ethnomathematics by Gelsa Knijnik and other researchers. Thus, in the following bibliographical research, a documentary analysis of a total of 10 works is undertaken, including articles and dissertations, whose considerations are made on four practices highlighted by the researched authors: the preparation of the dough; the construction of the jig; the calculation of the amount of bricks; and the calculation of the slope of the roof. Practices that involve mathematical knowledge such as the concepts of area, circumference, ratio and proportion, percentage, unofficial measurement units (use of cans, shovels and carts for measuring materials), some of these concepts/facts remaining present in used bricklayers such as square, stakes and lines. Through this analysis, it is understood, through a more careful research, that the knowledge and practices initially judged as common to the socio-cultural group of bricklayers, regardless of their geographical context, retain differences that mark particularities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectPedreiro,pt_BR
dc.subjectEtnomatemática,pt_BR
dc.subjectSaberes e fazeres,pt_BR
dc.subjectSemelhanças de Família,pt_BR
dc.subjectJogos de Linguagem,pt_BR
dc.subjectBricklayer,pt_BR
dc.subjectEthnomathematics,pt_BR
dc.subjectKnowledge and doing,pt_BR
dc.subjectFamily resemblances,pt_BR
dc.subjectLanguage Games.pt_BR
dc.titleSaberes e fazeres do pedreiro numa perspectiva etnomatemática.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA construção de moradias compreende um conhecimento matemático necessário para a sobrevivência da espécie humana. É neste contexto em que surge o profissional pedreiro que constrói um conjunto de saberes e fazeres matemáticos culturais necessários para a construção de boas moradias, que tenham infraestrutura adequada para abrigar os seus moradores, sem infiltrações ou desabamentos. Estes conhecimentos etnomatemáticos envolvem relações matemáticas em jogos de linguagem próprios produzidos e mobilizados principalmente por meio da experiência, adquirida com o fazer diário e pela transmissão de saberes dos pedreiros- professores para os pedreiros-iniciantes. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende obter respostas ao seguinte questionamento: como são apresentados os saberes e fazeres dos pedreiros nas pesquisas brasileiras em Etnomatemática e suas semelhanças? Apresentando uma pesquisa amparada no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio, cuja temática consiste na etnomatemática do pedreiro e cujo objetivo consiste em compreender quais tipos de saberes e fazeres dos pedreiros são evidenciados/percebidos por trabalhos brasileiros em Etnomatemática desenvolvidos em contextos culturais e geográficos diversos, em termos de suas semelhanças. Para esse fim, assume-se uma abordagem qualitativa e mobiliza-se o conceito de saberes da experiência e os conceitos wittgensteinianos de semelhanças de família e jogos de linguagem, tal como são tratados no campo da Etnomatemática por Gelsa Knijnik e outras pesquisadoras. Dessa maneira, na seguinte pesquisa, do tipo bibliográfica, empreende-se uma análise documental de um total de 10 trabalhos, entre artigos e dissertações, cujas considerações são realizadas sobre quatro práticas destacadas pelos autores pesquisados: o preparo da massa; a construção do gabarito; o cálculo da quantidade de tijolos; e o cálculo da inclinação do telhado. Práticas que envolvem saberes matemáticos como os conceitos de área, perímetro, razão e proporção, porcentagem, unidades de medida não-oficiais (uso de latas, pás e carrinhos para medição de materiais), estando alguns destes conceitos/mentefatos presentes em artefatos utilizados pelos pedreiros como o esquadro, as estacas e as linhas. Através desta análise, compreende-se, por meio de uma pesquisa mais cuidadosa, que os conhecimentos e práticas julgados inicialmente como comuns ao grupo sociocultural dos pedreiros, independentemente de seu contexto geográfico, conservam diferenças que marcam particularidades.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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