Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6375
Authors: Costa, Elismeire Fatima
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Title: Construção arquetípica da personagem “Cinderela”: uma análise textual-discursiva a partir do Sistema de Avaliatividade
Keywords: Avaliatividade.;Literatura Infantojuvenil.;Contos de fada.;Princesa.
Issue Date: 29-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COSTA, Elismeire Fatima . Construção arquetípica da personagem “Cinderela”: uma análise textual discursiva a partir do Sistema de Avaliatividade . 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta escrita monográfica investiga a “Construção arquetípica da personagem “Cinderela”: uma análise textual-discursiva a partir do Sistema de Avaliatividade”. Para isso, vale-se de um estudo de natureza bibliográfica (GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. In: Ana Maria Machado (2010), PERRAULT, Charles. In: Maria Tatar. (2013), Charles Perrault, Tradução: Leonardo Fróes (2015), fundamentado nos aportes teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985; 1994; 2004), e ainda em trabalhos de Martin (2000; 2002; 2003) e colaboradores (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2003), dando aporte ao “Sistema de Avaliatividade e os recursos para gradação em Língua Portuguesa”, de Orlando Vian Júnior (2009, 2010). Para os estudos da metalinguagem, destaca-se a contribuição de Marie-Louise von Franz (1990), de Joseph Campbell (1991, 1997) e de Maria Tatar (2013), dentre outros. Foram esses autores que possibilitaram investigar o que leva esse gênero literário a dialogar tão facilmente com o leitor ideal ou em processo de letramento, bem como as razões de apresentar-se repleto de imbricamentos e de intencionalidades discursivas, que tendem a evoluir e ter seus sentidos modificados de modo a provocar maior empatia e interação junto ao seu leitor/ouvinte. E, por vezes, predispondo-o a posturas de espelhamento. Portanto, a pesquisa tem o objetivo de analisar a escolha da construção linguístico-discursiva em torno da personagem Princesa nos contos de fada: Cinderela ou Sapatinho de Vidro, de Perrault (1697); Cinderela ou A Gata Borralheira, dos irmãos Grimm (1812, 1815), identificando como a protagonista é representada nessas obras. E, em um aspecto mais específico, tem-se por objetivos: a) identificar, no texto, características de imagens arquetípicas evidenciadas por significado psicológico para o leitor/ouvinte, as quais estejam expressas em figuras e eventos simbólicos no cotidiano da personagem Princesa; b) analisar a discursividade de tal personagem, destacando suas possíveis qualidades, teor edificante da sua mensagem, protagonismo pessoal e social e o modo de construção da imagem de Princesa mediante a escolha léxico-gramatical, por fim; c) identificar o modelo de representação feminina face à perspectiva do Sistema de Avaliatividade, sobretudo nos recursos de Atitude em Linguagem (VIAN JR, 2009); d) analisar a personagem Cinderela dos contos de fada. Os resultados nos permitem dizer que a Avaliatividade representa um sistema de significados interpessoais, que nos possibilitou conferir qualidade e novos sentidos dentro do campo analisado (Afeto, Julgamento e Apreciação) para a Princesa Cinderela, bem como para a imagem que foi sendo construída em torno dela. E, cujo destaque maior, reside no modo com que o texto envolve e cede representatividade ao leitor/ouvinte, inspirando-o ao protagonismo a partir de sua narrativa, isso porque nenhuma palavra é completamente desprovida de intencionalidade discursiva.
Abstract: This monographic writing investigates the “Archetypal construction of the character “Cinderella”: a textual-discursive analysis from the Appraisal System”. For this, a study of a bibliographic nature is used (GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. In: Ana Maria Machado (2010), PERRAULT, Charles. In: Maria Tatar. (2013), Charles Perrault, Translation: Leonardo Fróes (2015), based on the theoretical contributions of Systemic-Functional Grammar (HALLIDAY, 1985; 1994; 2004) and still on works by Martin (2000; 2002; 2003) and collaborators (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2003 ), contributing to Orlando Vian Júnior's (2009, 2010) “Assessment System and resources for graduation in Portuguese.” For metalanguage studies, the contribution of Marie-Louise von Franz (1990) stands out. Joseph Campbell (1991, 1997) and Maria Tatar (2013), among others. It was these authors who made it possible to investigate what leads this literary genre to dialogue so easily with the ideal reader or in the literacy process, as well as the reasons for present itself full of intertwinings and discursive intentions, which tend to evolve and have their own Its senses modified of mode to provoke greater empathy and interaction with its reader/listener. And, sometimes, predisposing him to mirroring postures. Therefore, the research aims to analyze the choice of linguistic-discursive construction around the character Princess in fairy tales: Cinderella or Glass Slipper, by Perrault (1697); Cinderella or Cinderella, by the Brothers Grimm (1812, 1815), identifying how the protagonist is represented in these works. And, in a more specific aspect, the objectives are: a) to identify, in the text, characteristics of archetypal images evidenced by psychological meaning for the reader/listener, which are expressed in figures and symbolic events in the daily life of the character Princess; b) analyze the discursiveness of such character, highlighting its possible qualities, edifying content of its message, personal and social role and the way of construction of the image of Princess through the grammatical lexicon choice, finally; c) identify the model of female representation in view of the perspective of the Appraisal System, especially in Attitude in Language resources (VIAN JR, 2009); d) analyze the character Cinderella from fairy tales. The results allow us to say that Appraisal represents a system of interpersonal meanings, which enabled us to confer quality and new meanings within the analyzed field (Affection, Judgment and Appreciation) for Princess Cinderella, as well as for the image that was being built around her. And, whose greatest highlight lies in the way in which the text involves and gives representativeness to the reader/listener, inspiring him to protagonism from its narrative, because no word is completely devoid of discursive intentionality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6375
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISMEIRE FATIMA COSTA-TCC-LETRAS.pdf695.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.