Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6359
Authors: BRITO, Aline Maura Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte
Title: Reflexões Geográficas Sobre as Práticas Didático-Pedagógicas de Ensino, no Colégio Estadual José de Souza Porto em Darcinópolis-TO
Keywords: Ensino-Aprendizagem;Pandemia;TDIC;Teaching-Learning;Pandemic
Issue Date: 12-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Aline Maura Fernandes. Reflexões Geográficas Sobre as Práticas Didático-Pedagógicas de Ensino, no Colégio Estadual José de Souza Porto em Darcinópolis-TO. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas didático-pedagógicas e a utilização das TDIC pelos professores no ensino de Geografia no município de Darcinópolis - TO, durante o período em que se instaurou o ensino de forma online ou via ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia do Covid-19. A mesma foi delimitada a partir do Colégio Estadual José de Souza Porto. Para tanto, para a realização deste trabalho foi desenvolvida em etapas, tais como: a prática de entrevistas com os professores da rede de ensino para estabelecer relações entre o ensino emergencial remoto e as metodologias utilizadas durante este período, buscando evidenciar problemáticas e novos aspectos no ensino de Geografia provenientes de uma instituição de ensino público. De tal modo, por meio das entrevistas realizadas foi possível confirmar que os desafios dos professores e alunos da rede de ensino foram muitos, sendo que uma grande parte dos professores elaborava atividades para que os alunos ou seus pais fossem até a unidade escolar e levassem para casa os materiais elaborados. Dentre estes materiais podemos citar as atividades para casa, que eram elaboradas na tentativa de fixar os conteúdos apresentados nas aulas. Outras atividades também foram elaboradas, tais como a produção de textos, representações por meio de desenhos, leituras de textos e livros apresentados pelos professores.
Abstract: The present work aims to understand the didactic-pedagogical practices and the use of TDIC by teachers in the teaching of Geography in the municipality of Darcinópolis -TO, during the period in which online teaching was established or via emergency remote teaching as a result of the Covid-19 pandemic. It was delimited from the José de Souza Porto State College. Therefore, this work was carried out in stages, such as: the practice of interviews with teachers in the education network to establish relationships between remote emergency teaching and the methodologies used during this period, seeking to highlight problems and new aspects in the teaching of Geography from a public educational institution. In such a way, through the interviews carried out, it was possible to confirm that the challenges of the teachers and students of the teaching network were many, and a large part of the teachers developed activities for the students or their parents to go to the school unit and take it to house the elaborated materials. Among these materials, we can mention the homework activities, which were prepared in an attempt to fix the contents presented in the classes. Other activities were also elaborated, such as the production of texts, representations through drawings, readings of texts and books presented by the teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6359
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE MAURA FERNANDES BRITO-TCC-GEOGRAFIA.pdf728.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.