Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6351
Authors: SOUSA, Natalia Costa Franco da
metadata.dc.contributor.advisor: Palmieri, Luciane Jatobá
Title: As Metodologias Ativas no Ensino de Química nas séries Finais da Educação Básica
Keywords: metodologias ativas,;aluno protagonista,;revisão de literatura.;active methodologies,;protagonist student,;literature review.
Issue Date: 29-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Natalia Costa Franco de. AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos tipos de metodologias ativas e as razões da sua aplicabilidade, dando ênfase no ensino de Química nas séries finais da Educação Básica. Essa estratégia inovadora surge para sanar algumas lacunas existentes no ensino quando nos referimos a disciplina de Química, que é vista por alguns alunos como desinteressante e difícil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com dados organizados por categorias de codificação com a finalidade de interpretar códigos que se repetiam nos trabalhos selecionados quando lidos na íntegra, assim criando categorias para a melhor organização e que ajudassem a responder o problema de pesquisa deste trabalho. Os resultados indicam que as metodologias ativas desperta interesse, motivação, protagonismo, curiosidade e outras vantagens aos estudantes do Ensino Médio e o professor sendo um mediador do processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The purpose of this work is to survey the types of active methodologies and the reasons for their applicability, emphasizing the teaching of Chemistry in the final series of Basic Education. This innovative strategy arises to remedy some existing gaps in teaching when we refer to the discipline of Chemistry, which is seen by some students as uninteresting and difficult. This is a qualitative bibliographic research, with data organized by coding categories with the purpose of interpreting codes that were repeated in the selected works when read in full, thus creating categories for the best organization and that would help to answer the problem of research for this work. The results indicate that active methodologies arouses interest, motivation, protagonism, curiosity and other advantages for high school students and the teacher as a mediator in the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6351
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - NATALIA COSTA FRANCO DE SOUSA.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.