Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6338
Authors: Sousa, Renato Pablo Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardes, Carliene Freitas da Silva
Title: A relação da atividade física e o comportamento agressivo entre adolescentes da educação básica
Keywords: Agressividade;Atividade Física;Educação Física Escolar;Violência;Aggressiveness;Physical Activity;School Physical Education;Violence
Issue Date: 29-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Renato Pablo Oliveira de Sousa. A relação da atividade física e o comportamento agressivo entre adolescentes da educação básica. 29 f. 2023. Artigo (Graduação) - Universidade Federal do Norte do Tocantins, - UFNT Tocantinópolis - TO, Curso de Educação Física.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral deste estudo foi compreender a relação entre atividade física e comportamentos agressivos dos jovens alunos durante as aulas de Educação Física numa escola estadual da cidade de Tocantinópolis. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualiquantitativa, com objetivos exploratório-descritivos. A pesquisa de campo se limitou a uma escola de Tocantinópolis, composta por aproximadamente 510 alunos, cuja oferta principal é o Ensino Fundamental II. A coleta de informações ocorreu durante o Estágio Curricular Supervisionado III no primeiro semestre de 2023. Durante as atividades de estágio (observações, diálogos e regência) 10 (dez) estagiários, incluindo o pesquisador, observaram comportamentos físicos e verbais de agressividade/violência, entre alunos, durante práticas corporais competitivas. Os estagiários somente perceberam comportamentos de violência após diálogos com o pesquisador sobre o que é comportamentos agressivos/violentos, o que sinaliza a normalização de tais atos durante as aulas de Educação Física na escola investigada.
Abstract: The general objective of this study was to understand the relationship between physical activity and aggressive behaviors of young students during Physical Education classes at a state school in the city of Tocantinópolis. Bibliographical and field research was carried out, of a qualitative and quantitative nature, with exploratory-descriptive objectives. The field research was limited to a school in Tocantinópolis, composed of approximately 510 students, whose main offering is Elementary School II. Information collection took place during the Supervised Curricular Internship III in the first semester of 2023. During the internship activities (observations, dialogues and conducting) 10 (ten) interns, including the researcher, observed physical and verbal aggressive/violent behaviors, among students, during competitive body practices. The trainees only noticed violent behavior after talking with the researcher about what aggressive/violent behavior is, which signals the normalization of such acts during Physical Education classes at the investigated school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6338
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO SOUSA- 2021111497-TCC- VERSÃO BIBLIOTECA-ATUALIZADO EM 19 DE DEZEMBRO 2023.pdf442.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.