Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6310
Authors: Barros, Itallo Eduardo Moura Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor: Coelho, George Leonardo Seabra
Title: A utilização de HQ nas aulas de História com proposta de atividades de leitura da HQ Angola Janga
Keywords: História;Quadrinhos;Escravidão;Brasil;History;Comics;Slavery;Brazil
Issue Date: 27-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Itallo Eduardo Moura Fonseca. A utilização de HQ nas aulas de História com proposta de atividades de leitura da HQ Angola Janga. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Situado na perspectiva interdisciplinar da História, neste trabalho temos como objetivo de pesquisa, elaborar propostas de atividades de leitura com a HQ Angola Janga de Marcelo D' Salete, para ministrar aulas de história, com uma reflexão sobre o racismo e a escravidão do Brasil, no final do século XVII e início do século XVIII. Para a elaboração deste projeto foi utilizada uma pesquisa bibliográfica descritiva. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica. De acordo com Gil (1996), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Para obter informações sobre o tema e o segmento estudado, procurando explicar a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritivo-interpretativa que segue abordagem qualitativa. As questões apresentadas em prospostas de atividades de leitura poderão ser aplicadas em aulas de história com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: Situated in the interdisciplinary perspective of History, in this work we aim to research, develop proposals for reading activities with the HQ Angola Janga by Marcelo D' Salete, to teach history classes, with a reflection on racism and slavery in Brazil, in the late 17th and early 18th century. For the elaboration of this project, a descriptive bibliographic research was used. This research is characterized as bibliographic. According to Gil (1996), bibliographic research is developed from material already prepared, consisting mainly of books and scientific articles. To obtain information about the topic and the segment studied, trying to explain it from theoretical references published in articles, books, dissertations and theses. The work is characterized as a descriptive-interpretative research that follows a qualitative approach. The questions presented in proposals for reading activities can be applied in history classes with students from the 6th to the 9th year of Elementary School.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6310
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