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Authors: Gomes, Claudimara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: Percepções de professores e estudantes acerca da importância do estágio curricular supervisionado na licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música da uft de tocantinópolis-to
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado;Arte;Formação Docente;Educação do Campo;Supervised Internship;Art;Teacher Training;Rural Education
Issue Date: 22-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Claudimara Rodrigues Gomes. Percepções de professores e estudantes acerca da importância do estágio curricular supervisionado na licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música da uft de tocantinópolis-to. 62 f. 2019. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aborda o processo de formação docente, tendo como objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – habilitação em Artes e Música (LEDOC), da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis - TO. Este estudo é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e também se caracteriza como uma pesquisa documental. Teve como objetivo principal compreender a importância do Estágio Supervisionado na formação docente de alunos da LEDOC da UFT de Tocantinópolis-TO, Tocantins. Dentre alguns resultados, as análises possibilitaram compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Artes e Música, campus de Tocantinópolis, Tocantins. A partir da pesquisa realizada, pude compreender que o mesmo proporciona um contato inicial com o possível espaço de atuação profissional e experiências interessantes entre estagiários e docentes, fazendo com que eles possam pensar em metodologias inovadoras para o ensino de arte, principalmente em escolas do campo. Visto que o estágio é um espaço de formação, que deve ser pensando além do quantitativo, mas possibilitando que o aluno desenvolva pesquisas de caráter qualitativo, o aluno pode, via teoria e prática, contribuir de maneira significativa para uma atuação mais crítica, formativa e emancipadora do professor em escolas do campo. Nesse sentido, o estágio é importante para a formação do futuro educador e educadora do campo. Por fim, esta pesquisa pode contribuir para possíveis diagnósticos acerca do mesmo, já elencados nesta pesquisa, podendo ser instrumento de pesquisa para professores em formação e possíveis debates acerca do tema abordado neste estudo. Pode servir também para se pensar em melhorias da disciplina, principalmente a respeito da formação docente em Arte. Isso é muito importante não só para a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade externa, uma vez que o Curso de Educação do Campo é a primeira licenciatura a formar professores habilitados para trabalhar artes na Educação Básica, na cidade de Tocantinópolis, cidade na qual essa pesquisa foi desenvolvida.
Abstract: The research addresses the process of teacher education, having as object of study the Supervised Curricular Internship of the Degree Course in Rural Education - qualification in Arts and Music (LEDOC), of the Federal University of Tocantins, Tocantinópolis campus - TO. This study is qualitative approach, exploratory in nature and is also characterized as a documentary research. Its main objective was to understand the importance of Supervised Internship in the teacher education of LEDOC students at UFT Tocantinópolis-TO, Tocantins, Brazil. Among some results, the analyzes made it possible to understand the importance of the Supervised Curricular Internship in the formation of the undergraduate students in the Rural Education Degree - Qualification in Arts and Music, campus of Tocantinópolis, Tocantins. From the research, I could understand that it provides an initial contact with the possible professional space and interesting experiences between trainees and teachers, making them think of innovative methodologies for art teaching, especially in rural schools. Since the internship is a space of formation, which must be thought beyond the quantitative, but allowing the student to develop qualitative research, the student can, through theory and practice, contribute significantly to a more critical, formative and emancipating teacher in rural schools. In this sense, the internship is important for the formation of the future educator and educator of the field. Finally, this research can contribute to possible diagnoses about it, already listed in this research, and can be a research tool for teachers in training and possible debates about the theme addressed in this study. It can also be used to think about improvements in the discipline, especially regarding teacher education in Art. This is very important not only for the academic community, but also for the external community, since the Rural Education Course is the first degree to form teachers qualified to work in Basic Education in the city of Tocantinópolis, where this research was developed.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6298
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