Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6283
Authors: Ferreira, Janielly Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Liporini, Thalita Quatrocchio
Title: Um estudo bibliográfico sobre o multiculturalismo no Ensino de Ciências e Biologia: o que dizem as pesquisas na área
Keywords: Educação indígena;Educação quilombola;Relações étnico-raciais;Decolonialidade;Indigenous education;Quilombola education;Ethnic-racial relations;Decoloniality
Issue Date: 22-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Janielly Mendes. Um estudo bibliográfico sobre o multiculturalismo no Ensino de Ciências e Biologia: o que dizem as pesquisas na área. 2023. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A abordagem decolonial tem emergido como uma perspectiva crítica e transformadora, desafiando paradigmas estabelecidos na educação e na pesquisa acadêmica. O objetivo geral desta pesquisa é reconhecer e verificar como a temática do multiculturalismo dos povos tradicionais está sendo tratada nos principais periódicos da área de Ensino de Ciências e Biologia. Em consonância, os objetivos específicos são: identificar produções científicas sobre educação étnico-racial, quilombola e indígena em periódicos da área de Ensino de Ciências e Biologia e e analisar as produções científicas relacionadas à educação étnico-racial, quilombola e indígena em pesquisas publicadas nos principais periódicos da área do Ensino de Ciências e Biologia dos últimos 5 anos (2018-2022). O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir dos seguintes questionamentos, na área de Ensino de Ciências e Biologia: como as produções/pesquisas científicas sobre educação étnico-racial, quilombola e indígena estão sendo desenvolvidas?; o que está sendo tratado nessas produções científicas sobre essa temática?. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, em que as buscas dos trabalhos foram realizadas por meio de descritores e para facilitar a análise e discussão dos dados estas pesquisas foram classificadas em categorias. A análise dos dados se deu em diálogo com o referencial teórico. Conclui-se que há um pequeno número de trabalhos sobre essa temática nos principais periódicos da área de Ensino de Ciências e Biologia, mas que no último ano houve um crescimento significativo nesse número. Ainda permite compreender que esses trabalhos estão mais concentrados nas Regiões Sudeste e Nordeste, voltados em sua maioria para a Educação básica, focados principalmente no processo de ensino-aprendizagem, fazendo críticas ao eurocentrismo.
Abstract: The decolonial approach has emerged as a critical and transformative perspective, challenging established paradigms in education and academic research. The general objective of this research is to recognize and verify how the theme of decoloniality of traditional peoples is being treated in the main journals in the area of Science and Biology Teaching. Accordingly, the specific objectives are: to identify scientific productions on ethnic-racial, quilombola and indigenous education in journals in the area of Science and Biology Teaching and to analyze scientific productions related to ethnic-racial, quilombola and indigenous education in research published in the main journals in the area of Science and Biology Teaching from the last 5 years (2018-2022). The development of this work was based on the following questions, in the area of Science and Biology Teaching: how are scientific productions/research on ethnic-racial, quilombola and indigenous education being developed?; What is being addressed in these scientific productions on this topic? The methodology used was qualitative-quantitative, in which the searches for works were carried out using descriptors and to facilitate the analysis and discussion of the data, these searches were classified into categories. Data analysis took place in dialogue with the theoretical framework. It is concluded that there is a small number of works on this topic in the main journals in the area of Science and Biology Teaching, but that in the last year there has been a significant increase in this number. It also allows us to understand that these works are more concentrated in the Southeast and Northeast Regions, mostly focused on Basic Education, focused mainly on the teaching-learning process, criticizing Eurocentris.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6283
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIELLY MENDES FERREIRA-TCC.pdf984.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.