Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6260
Authors: Brito, Maria Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Katia Rose Oliveira de
Title: O ensino da libras por meio da literatura surda: O conto Cinderela surda como proposta de ensino bilíngue para estudante surdo.
Keywords: Libras;Literatura;Ensino;L1
Issue Date: 21-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Maria Fernandes. O ensino da libras por meio da literatura surda: O conto Cinderela surda como proposta de ensino bilíngue para estudante surdo. 2021. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021
metadata.dc.description.resumo: A Literatura Surda se constitui da manifestação da cultura surda e das experiências visuais dos integrantes dessa comunidade e a partir daí, o sujeito consegue sua formação na sociedade. A Literatura Surda se caracteriza por usar uma linguagem visual, por meio das narrativas, poesia, teatro e piada com explanações das histórias vivenciadas da própria comunidade, questões de comunicação e aceitabilidade do ser surdo. Sendo assim, o presente artigo busca uma relação da literatura surda com o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras como ferramenta de constituição do indivíduo e de sua formação educacional através da narrativa da Cinderela Surda, produzida em vídeo pelo sistema educacional Chaplin disponível no YouTube. Analisando os aspectos da construção da narrativa, relacionando-os com a cultura, vivência da comunidade surda e trazendo sugestões da prática do ensino de língua. Por fim, perceber que a literatura é um recurso riquíssimo para o ensino de língua, pois compreende um apanhando de conhecimento cultural e linguístico que o aluno pode vivenciar e partilhar com seus iguais.
Abstract: Deaf Literature is the manifestation of deaf culture and the visual experiences of the members of this community and from there, the subject gets his education in society. Deaf Literature is characterized by using a visual language, through narratives, poetry, theater and jokes with explanations of the stories experienced by the community itself, issues of communication and acceptability of the deaf being. Thus, this article seeks a relationship between deaf literature and the teaching of the Brazilian Sign Language - Libras as a tool for the constitution of the individual and his educational background through the narrative of Cinderella Deaf, produced in video by the Chaplin educational system available on YouTube. Analyzing the aspects of the construction of the narrative, relating them to culture, experience of the deaf community and bringing suggestions for the practice of language teaching. Finally, realize that literature is a very rich resource for language teaching, as it comprises a collection of cultural and linguistic knowledge that the student can experience and share with his peers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6260
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Fernandes Brito - Monografia.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.