Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6235
Authors: Duarte, Leilane Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Denise de Amorim
Title: Investigações em ensino de ciências: um olhar para a abordagem freireana
Keywords: Ensino de Ciências;Investigação;Abordagem Freiriana;Paulo Freire;Problematização;Science teaching;Investigation;Freirian approach;Questioning
Issue Date: 21-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: DUARTE, Leilane Sousa. Investigações em ensino de ciências: um olhar para a abordagem freireana. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Ensinar Ciências vai desde metodologias tradicionais, voltadas para as repetições de conceitos e sem vínculo algum com os problemas sociais, bem como outras metodologias que se aportam em uma prática problematizadora e investigativa perante os problemas teóricos e práticos da ciência para a formação dos sujeitos. O presente estudo tem por objetivo analisar o papel do Ensino por Investigação, na prática docente da disciplina de Ciências em seu contexto de sala de aula, verificando como a abordagem freireana de educação pode contribuir para esta estratégia de ensino da área em questão. A proposta desta pesquisa ocorreu a partir das observações e experiências da autora na formação inicial, nas disciplinas de estágios, nos Programas PIBID e Residência Pedagógicas sobre a prática docente no Ensino da disciplina de Ciências. Desta forma, surge a questão que norteia esta pesquisa: O Ensino por Investigação contribui efetivamente para ensinar ciência de uma forma investigativa e problematizadora? Quais são os procedimentos que diferenciam ou complementam as diversas abordagens metodológicas para o Ensino em Ciências na Educação Básica? Nesse sentido, este estudo busca contribuir na prática educativa do professo de ciências, no contexto de sala de aula, a partir da abordagem freireana de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica, de forma descritiva e analítica, cujas fontes foram artigos científicos encontrados na base de dados do Google Acadêmico, sendo escolhido oito artigos para análise, no período de 2017 a 2022. O resultado encontrado, de modo geral demonstra que tanto o Ensino de Ciências por Investigação quanto a abordagem freireana, contemplam a utilização do problema em sala de aula. No entanto, ambas diferenciam quanto às concepções teóricas adotadas, bem como, quanto à natureza do problema a ser trabalhado em sala de aula (SOLINO; GEHLEN, 2014). Desta forma, entendemos que por mais deferente que sejam, essas duas propostas contribuem para se superar lacunas que há sobre o ensino da disciplina de Ciências. Essa pesquisa contribui para ressaltar a formação de sujeitos, tendo como destaque o professor e o aluno para a participação ativa das atividades pedagógicas.
Abstract: Teaching Science ranges from traditional methodologies, focused on the repetition of concepts and without any connection with social problems, as well as other methodologies that contribute to a problematizing and investigative practice in the face of theoretical and practical problems of science for the training of subjects. This study aims to analyze the role of Teaching by Investigation, in the teaching practice of Science in its classroom context, verifying how Freire's approach to education can contribute to this teaching strategy in the area in question. The purpose of this research was based on the author's observations and experiences in initial training, in internship subjects, in the PIBID and Pedagogical Residency Programs on teaching practice in the Teaching of Science. Thus, the question that guides this research arises: Does Teaching by Investigation effectively contribute to teaching science in an investigative and problematizing way? What are the procedures that differentiate or complement the different methodological approaches for Teaching Science in Basic Education? In this sense, this study seeks to contribute to the educational practice of science teachers, in the context of the classroom, based on Freire's approach to education. The research is of a qualitative nature, based on a bibliographical review, in a descriptive and analytical way, whose sources were scientific articles found in the Google Scholar database, eight articles being chosen for analysis, in the period from 2017 to 2022. The result found, in general, demonstrates that both Science Teaching through Investigation and the Freirean approach contemplate the use of the problem in the classroom. However, both differ in terms of the theoretical concepts adopted, as well as the nature of the problem to be worked on in the classroom (SOLINO; GEHLEN, 2014). In this way, we understand that, however different they may be, these two proposals contribute to overcoming gaps in the teaching of Science. This research contributes to highlight the formation of subjects, highlighting the teacher and the student for the active participation of the pedagogical activities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6235
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leilane Sousa Duarte-TCC.pdf621.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.