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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Thainã Miranda-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Paulo Cesar Ferreira-
dc.date.accessioned2023-12-21T12:29:36Z-
dc.date.available2023-12-21T12:29:36Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Paulo Cesar Ferreira. Poesia surda: contextos artísticos do slam na comunidade surda. 2019. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6232-
dc.description.abstractDeaf Literature, especially deaf poetry, is the focus of this work. This literature as an artistic manifestation of the deaf community and the deaf person, over the years, shows various deaf visual experiences, their social relations and creations in sign languages. Thus, it focuses on the poetic and performative productions of the Slams and how this literary style has integrated and changed in deaf communities. For this, it addresses cultural, social and literary aspects with a bibliographic study on Deaf Literature, based on the authors Karnopp (2008), Mourão (2012), Sutton-Spence and Quadros (2006) and on recent discussions on the Slam, Neves (2017) and D'Alva (2015). He also complements these studies by interviewing the deaf slamer Leonardo Castilho and reports the experience of the deaf community of Tocantins with a Slam. As a result, it is understood that Slam has become a new form of poetic expression of the entire Brazilian deaf community in different spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectPoesia surdapt_BR
dc.subjectSlam.pt_BR
dc.subjectdeaf culturept_BR
dc.subjectDeaf literaturept_BR
dc.subjectDeaf poetrypt_BR
dc.subjectSlampt_BR
dc.titlePoesia surda: contextos artísticos do slam na comunidade surdapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA Literatura Surda, em especial a poesia surda, é foco desse trabalho. Essa Literatura como manifestação artística da comunidade surda e da pessoa surda, ao longo dos anos, mostra várias experiências visuais surdas, suas relações sociais e criações nas línguas de sinais. Sendo assim, foca-se nas produções poéticas e performáticas dos Slams e em como esse estilo literário integrou-se e modificou-se nas comunidades surdas. Para isso, aborda aspectos culturais, sociais e literários com estudo bibliográfico, sobre Literatura Surda, embasado nos autores Karnopp (2008), Mourão (2012), Sutton-Spence e Quadros (2006) e em recentes discussões sobre o Slam, Neves (2017) e D’Alva (2015). Também complementa esses estudos ao entrevistar o slamer surdo Leonardo Castilho e relata a experiência da comunidade surda tocantinense com um Slam. Como resultado, entende-se que o Slam se tornou uma nova forma de expressão poética de toda a comunidade surda brasileira em diferentes espaços.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

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